GESTÃO PÚBLICA de EXCELÊNCIA e MICROCRÉDITO PRODUTIVO Administrado pelo MUNICÍPIO!
MAURO NUNES CONSULTORIA

GESTÃO PÚBLICA de EXCELÊNCIA e MICROCRÉDITO PRODUTIVO Administrado pelo MUNICÍPIO!

Os fundamentos da gestão pública proposta são valores essenciais que caracterizam uma gestão como de excelência. Não são leis, normas ou técnicas, são valores que precisam ser internalizados até se tornarem definidores da gestão de uma organização.

Para a maioria das organizações públicas ainda não são fundamentos, porque não são valores. Fazem parte de uma visão futura da prática gerencial desejada. 

Não são leis, normas ou técnicas, são valores que precisam ser internalizados até se tornarem definidores da gestão de uma organização.

À medida que forem transformados em orientadores das práticas de gestão, tornar-se-ão hábitos e, por fim valores inerentes à cultura organizacional.

O Modelo de Excelência em Gestão Pública foi concebido a partir da premissa de que é preciso ser excelente sem deixar de ser público.

Esse Modelo, portanto, deve estar alicerçado em fundamentos próprios da natureza pública das organizações e em fundamentos próprios da gestão de excelência. Definem o que se entende por excelência em gestão pública.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Os primeiros fundamentos são constitucionais, encontram-se no Artigo 37 da Constituição Federal: a gestão pública para ser excelente tem que ser legal, impessoal, moral, pública e eficiente. Além de eficaz e efetiva!

Uma experiência acompanhada de estudos sobre Gestão em uma Instituição efetiva de Estado resultou no propósito de transmitir e programar esses conceitos nas Prefeituras Municipais que compõem o mapa de todo a Federação Estadual. (o que não aconteceu por mudança do Gestor!).

A ocorrência não chegou a desmotivar a Equipe da nossa Instituição (Mauro Nunes Consultoria). Adota-se esse conceito e associa-se à vivência que os principais gestores do PACTO por uma GESTÃO de EXCELÊNCIA SUSTENTÁVEL e COMPARTILHADA. Na verdade o objetivo e metas do Projeto e alcançar o maior números possíveis de Municípios, com Gestores que desejem implantar a GESTÃO de EXCELÊNCIA.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL de EXCELÊNCIA e EMPRENDEDORA, assimilada e aprimorada e sistematizada, com ferramentas inovadoras, por mais de dez anos em torno da governança municipal e estadual de alguns Estados, em particular da Região Nordeste.

A partir dos estudos, pesquisas, experiências e debates inovadores desenha-se uma metodologia GMEX – Gestão Municipal de Excelência (MAPA – Mapear para Planejar Estratégias e Ações) que permitirá às Instituições dos Governos Estaduais e Municipais transitar de uma Administração burocrática para uma Gestão Pública Empreendedora. 

Seguem-se as grandes linhas e o método de ação que vem sendo desenvolvidos pelos Consultores e parceiros para tornar mais eficaz a gestão municipal e, assim, integrá-la, com mais efetividade ao Pacto e à Missão de cada uma delas

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A busca que agrega maior prioridade é a do cumprimento da Missão e dos relevantes objetivos propostos aos Gestores Municipais.

Com o destaque de considerar como centrais os Objetivos de implantar Planos de Ação para Gestões Sustentáveis e Compartilhadas nos Municípios e Políticas Públicas voltadas, em particular para o Empreendedorismo Local, a exemplo da implantação do MICROCRÉDITO PRODUTIVO ADMINISTRADO pelo MUNICÍPIO.

OBJETIVOS

1. Conceber, perseguir e programar um novo formato de Gestão para as Instituições do Governo do Estado e para as Prefeituras Municipais, com papel estratégico na promoção do desenvolvimento sustentável e do bem-estar social, centrado no cidadão/cidadã - cliente.

2. Superar a administração pública burocrática que enfatiza o controle, transformando-a em gestão publica empreendedora, voltada para resultados, como forma de reforçar a governança.

3. Aperfeiçoar mecanismos de gestão e aferir a eficácia e efetividade da ação governamental.

AUMENTANDO a GOVERNANÇA

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A mudança será realizada em três planos, de forma a assegurar condições mais eficazes para implantar as ações governamentais, com estratégias consistentes e claramente definidas:

 1º Plano: Institucional-legal. Eliminar entraves do sistema institucional-legal. Avaliar legislação, normas e procedimentos formais. Simplificar procedimentos, reduzir a rigidez e ineficiência da gestão e governança municipal.

 2º Plano: Cultural. Disseminar um novo conceito da administração publica gerencial. Migrar de uma cultura tipicamente burocrática para uma cultural de gerenciamento empreendedor e sustentável.

Clarificar Papéis, missões, visões de futuro, objetivos e estratégias dos núcleos organizacionais que compõem a estrutura do governo.

Promover e realizar permanentemente parcerias com a sociedade e cooperação entre os núcleos gestores do Município, seja da administração direta ou indireta.

     3º Plano: Gestão Empreendedora. Implantar reformas e aplicar conceitos em uma nova ordem cultural. Modernizar a Estrutura Organizacional e aplicar novos métodos de gestão.

... Até nosso próximo Encontro: “Aumentar Governança, Implantando o Microcrédito Produtivo Orientado Administrado pelo Município”.
















 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos