GGIZ - O Aprendizado
Decidi uns meses atrás, construir essa plataforma como um desafio pessoal. Estou mais ou menos uns 8 anos pesquisando sobre hardware e desenhando mentalmente minhas ideias. Já tive várias, sentei inclusive para começar a prototipar algumas. Mas nunca fui em frente! Mas o que me fez sentar e começar a trabalhar é um assunto para outra Thread, que vou disponibilizar quando o primeiro protótipo estiver disponível. Ou talvez quando se tornar uma plataforma usual.
Mas o que diferencia este projeto dos outros, é a ideia de ser uma plataforma. Para desenvolver do jeito que eu penso, estou estudando Golang, VueJS, MongoDB. Desenvolvendo um Servidor REST em Golang, para ser interface com usuário do lado da web. A persistência será em uma plataforma NoSQL já conhecido por muitos. A estrutura básica da View será em VueJS. Acompanhando esse desenvolvimento, estou fazendo questão de construir algumas ferramentas e módulos que poderá servir para futuros projetos. Essas belezinhas estão sendo escritas em C e mais para frente desenvolverei em Java também.
Do lado do hardware, estou aprimorando o design a cada dia. Hoje dia 30/04/2020 as 00:00hrs, disponibilizei no GIT o que gosto de chamar de a Pedra Fundamental do Projeto! O inicio de tudo! O código fonte que representa o nascimento do firmware. Esse krinha, vai ser responsável pelo acesso a web, gravação do binário gerado na web em sua memória. Vai disponibilizar a interface para gerenciamento completo da "maquininha". Vamos pensar em um BOOT mais parrudo! Se isso esta seguindo os padrões eu não sei. Só sei que estou me divertindo para valer! Inclusive, estou louco para fechar algumas especificações, mas ainda estou em fase de testes laboratoriais. A ideia original vai usar um processador antigo de 8 bits, um Z-80. Mas já pensei em manter o processamento no microcontrolador do firmware, ou utilizar o processador ARM Cortex A9. Mas tudo indica até o momento que vou manter a ideia original.
A infraestrutura também tá sendo um lance que nunca me envolvi, mesmo nos trabalhos que desenvolvi na minha carreira. Sempre estava tudo pronto, só precisava trabalhar no ambiente criado. Com o desenvolvimento desse projeto, estou tendo que pensar na arquitetura do lado da web. Contratei uma VPS em Linux e tudo estou fazendo em linha de comando! É!!! Sempre procurei usar ferramentas visuais, dessa vez estou indo via linha de comando com o Putty. É claro que não sou um fodástico em Linux, nem pretendo ser. Acredito que essa atividade de pensar nessa questão de ambiente é um requisito legal a ter contato. Pois não é sempre que temos a oportunidade de desenvolver isso em uma empresa. Afinal, sempre entrei em projetos onde a arquitetura já estava definida.
Não podia esquecer do GIT! Estou tentando ser o máximo caprichoso nesse quesito! Criando branchs que representa o momento do desenvolvimento, a fotografia a história daquela solução! No momento apenas eu estou tocando o projeto, quando o protótipo sair e ficar da maneira que estou vislumbrando. Aí começo a fazer convites, caso alguém demonstre interesse é claro.
Mas estou indo tranquilo! Não tenho pressa, não pretendo monetizar esse trabalho. É apenas algo que quero ter que nasceu das "minhas viagens". E vamos que vamos!
Tech Lead at Boticário
4 aOlha só que orgulho desse cara! Mt maneiro o projeto! Parabéns !