GGIZ - O custo
Eu sempre gostei de tecnologia, mas quando digo isso, não se trata de querer entender do novo framework de mercado, ou se o Angular agora implementou uma nova feature. Isso no meu entendimento é Software. Não tirando o mérito do assunto Software, até por que gosto muito desse tema. E esse tema que paga minhas contas e vai pagar até o fim dos meus dias por aqui. No meu entender, tecnologia são os dispositivos e maquinas que permite a você através da implementação de um Software realizar todas as comodidades que nossa sociedade tem hoje.
Quando era jovem, tinha meus 16 anos vivendo no litoral do estado do Rio de Janeiro. Minha rotina era estudar, estudar para passar. Sim, não me envergonho em dizer que nunca me adaptei com o modelo educacional. Jogava videogame, lia revistas cientificas realizava experiências e ia para praia. Mas nesse momento que lia as revistas cientificas, tentava por em prática minhas invenções. Surge então uma boa oportunidade, uma feira de talentos na escola.
"É agora!!!".. Naquele momento poderia construir algo e demonstrar ao público! Sem nenhum conhecimento em eletrônica, construi um Robô Matemático chamado ICC. Não sei de onde veio esse nome. Eu lia muita revista de assuntos Pop e de Ciências, então fiz a união dos termos e criei esse nome. Mas o que esse krinha fazia, e como foi construído?
Meu material foi uma caixa de sapato, uma lata de nescau, alguns isopores e um gravador de cassete. Fiz um buraco na caixa de sapato de forma que pudesse colocar o controlador do gravador para fora e gravei uma fita com um jogo de perguntas matemáticas, onde pela lógica você conseguia descobrir o numero que o jogador pensou seguindo as instruções gravadas por mim. No fim da interaçao a gravação falava o número pensado pelo jogador! Não foi nada de outro mundo, até porque sua interação era bem rápida e pobre. Mas aquilo foi bacana, consegui criar algo que pensei com pouquíssimos recursos! E fiquei famoso na escola e por incrível que pareça até mais "vistoso" para algumas meninas...kkkkk... O resto do material eu me esforcei com o grupo para criar um design e apelei para uma estética robótica e futurista. Que compensou a falta de recursos!
Bom, mas voltando aos fatos. Estou chegando na fase onde terei que desenvolver alguns protótipos e enviar para as pessoas que eu vou pedir ajuda nos testes. O primeiro protótipo não será a cereja do bolo, será algo mais simples mais que me dará base para desenvolver o principal produto! O Hardware será composto por um Mcu, que irá gerenciar outras características do equipamento. Agora deixe apresentar o valor a ser pago por dez desses krinhas
O valor acima esta em dólar e não está acrescido o imposto. O meu desejo em construir é grande, então supero o desânimo. Nem que no final, ele pegue poeira e fique em um canto do meu laboratório. Terei me divertido tanto como da vez que construi o simplório ICC. Agora independente de politica, ou de ponto de vista socioeconômico. O Brasil é um lugar difícil para se inovar! Criar serviços, softwares para mercado financeiro e outros. Nisso somos muito bons, mas se quiser explorar um pouco mais você precisa fazer seu investimento inicial.
E não, não quero pedir investimento. Por enquanto tudo é laboratório, do servidor ao hardware. Pode ser que fique uma bosta, assim como pode ser uma grande sacada! O custo inicial quero que seja todo meu. É isso pessoal, vamos indo!
Tech Lead at Boticário
4 aTo curtindo muito sua saga irmão! Parabéns pela jornada!