Giro de Estoque - Método Errado
Sabemos o que é giro de estoques e reconhecemos sua importância mesmo antes de sermos gerentes de logística. Portanto, uma das primeiras coisas que o gerente de logística questiona, quando se trata de localização de itens no armazém é: qual o giro de cada produto?
O giro de estoques, calculado pelo método clássico – volume de vendas dividido pela quantidade estocada -, pode ser a escolha errada para organizar os itens no CD. Em alguns casos pode ser uma péssima escolha. Se os giros são calculados pelo método errado, os custos de armazenagem são maiores, a produtividade é menor, a movimentação dentro do CD é excessiva e o tempo de putaway/picking é longo.
Uma vez perguntei ao encarregado o que ele achava da disposição dos produtos no estoque. Ele fez várias sugestões que não combinavam com o giro de estoques: produtos que giram mais perto da doca de saída. Consegui provar para ele que era assim que se fazia: “todo mundo faz assim”, mas não deixei de notar que seu olhar e seu silêncio foram eloquentes. Pura submissão e descrédito no que eu havia dito.
Não é que ele tinha razão? Mesmo sem calcular, a sua experiência e intuição estavam corretas. É que a forma como o giro de estoques era calculado não levava em conta o volume dos itens e o espaço necessário de estocagem. Melhor dizendo: itens volumosos com baixo giro (pelo método clássico) deveriam ser colocados mais afastados da doca de saída. Mas colocando-os mais perto funcionava melhor.
Deu um nó na minha cabeça até que eu comecei a usar o ICP (índice cúbico por pedido), que leva em conta a capacidade de armazenagem e o número de pedidos diários.
ICP = capacidade de armazenagem / quantidade diária de pedidos
Pelo ICP, aqueles itens volumosos com baixo giro ficaram mais perto da doca de saída em relação ao método tradicional de cálculo de giro. Agora sim, a intuição e experiência “batiam” com a técnica de localização de itens no CD.
É provável que muitos gestores de CD’s enfrentem esse mesmo conflito, que pode ser resolvido num bom curso de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
#cadeiadesuprimentos #gerentedelogistica #profissionaldelogistica #logisticalean #logistica #prolean