Giro Jurídico
Metodologias ágeis ajudando a justiça a se tornar mais acessível e democrática
O mundo moderno demanda que exista uma praticidade na hora de lidar com um grande volume de processos e documentos por parte de departamentos jurídicos e escritórios de advocacia. Diante desse desafio, levanta-se a pergunta: afinal, a justiça pode ser ágil?
Claro que pode! É possível diminuir a complicação dos trâmites e desenvolver novas maneiras de lidar com as demandas. Inclusive, aos poucos estamos conseguindo reduzir essa imagem de um direito extremamente burocrático e inacessível.
Para isso, as metodologias ágeis têm sido fundamentais, visto que elas proporcionam mais rapidez na solução de problemas e resultados mais precisos. Como resultado, podemos desenvolver um setor ou departamento jurídico mais democrático, com melhor desempenho e capacidade de solucionar os problemas das pessoas.
*CONTEÚDO POR JURÍDICO ÁGIL
---
Legal design e Gestão de Contratos: tendências para desburocratizar o Direito
A desburocratização do Direito tem sido uma busca constante por muitos profissionais e empresas, que buscam otimizar seus processos e aumentar a eficiência e produtividade. Nesse contexto, o Legal Design e a Gestão de Contratos têm surgido como duas das principais tendências para desburocratizar o Direito.
Legal Design: o que é e como funciona?
O Legal Design é a aplicação de princípios do design em soluções para o Direito. Ele tem como objetivo criar soluções visualmente atraentes, intuitivas e eficazes para o usuário final, que muitas vezes é um leigo no assunto jurídico.
Gestão de Contratos: o que é e como funciona?
A Gestão eletrônica de Contratos busca gerenciar todo o ciclo de vida dos contratos, desde a sua criação até a sua renovação ou encerramento. Ela tem como objetivo garantir que os contratos sejam cumpridos de forma eficaz e que as partes envolvidas estejam cientes de seus deveres e direitos.
---
ESCUTE AGORA!🎧A nova era dos escritórios de advocacia.
Tem episódio novo do CKCAST disponível! 🎧
Neste episódio, conversamos com o Daniel Passinato, sócio-fundador da Passinato & Graebin - Sociedade de Advogados, sobre a nova era dos escritórios de advocacia.
O que abordamos no bate papo:
---
Recomendados pelo LinkedIn
E-book: Tendências para a Área Jurídica.
A área jurídica está em constante evolução e, com isso, vemos que os avanços tecnológicos e as novidades estão moldando o futuro destes profissionais. Portanto, é muito importante que os advogados e as demais pessoas que trabalham neste setor estejam preparados para enfrentar essas mudanças. Pensando nisso, a Contraktor e a UX Doc se uniram para criar um E-book com as principais tendências para a área jurídica.
O que você vai encontrar no material:
---
Marketing para escritórios de advocacia: tendências a serem observadas
O marketing nunca é estático e, à medida que nossa sociedade aprende sobre novos produtos e tecnologias, nosso comportamento se adapta. Se o marketing do seu escritório de advocacia não se adaptar às mudanças, você verá declínios nos leads, arriscará danos à reputação e retornos negativos sobre o investimento.
Para te inspirar, aqui estão algumas ideias de marketing para seu escritório de advocacia:
*CONTEÚDO POR MUNDO DO MARKETING
---
ChatGPT e o marketing jurídico: benefícios e cuidados nessa relação
Lançado em versão beta ao final de novembro de 2022, o ChatGPT se tornou a “manchete de todos os meios”, gerando críticas positivas, negativas e meio-termo mundo afora.
A partir de interações com humanos, o ChatGPT apresenta conteúdos bastante realistas (em linguagem natural), com base em um conjunto de dados de texto de diversas fontes acumulados até setembro de 2021, por enquanto. Exatamente por impressionar pela abordagem naturalmente convincente, os textos induzem muitos a considerar que estejam 100% corretos. Eis aí o grande risco, a qualidade do conteúdo continua dependendo do nível de conhecimento do humano que interage com a máquina.
Embora o ChatGPT tenha o valioso benefício da linguagem natural, a abordagem da resposta pode não expressar o tom de voz da marca de um escritório e mesmo o perfil de um(a) profissional do Direito.
Sem entrar no mérito de questões éticas e de regulamentação que ainda precisam ser tratadas, é preciso lembrar que o ChatGPT não trabalha com informações originais, mas com dados de texto já existentes. Nesse sentido, é preciso muita atenção no uso de respostas geradas pela plataforma para conteúdos de sites, sob o risco de penalização pelo Google por plágio.
*CONTEÚDO POR FENALAW