Glaucoma atinge cerca de 3 milhões de brasileiros
Hoje é o dia nacional de combate ao glaucoma, doença essa que já atinge cerca de 3 milhões de brasileiros, e que é a causa de 12,3% dos casos de cegueiras pelo mundo.
Geralmente as pessoas que possuem o problema não sentem sintoma até que o nervo óptico esteja 90% comprometido, o que poderia ser facilmente detectado se as pessoas tivessem o hábito de realizar consultas preventivas também de oftalmologia.
Vejo muitos pacientes com glaucoma no no meu consultório, é chegar pacientes que não fazem a menor ideia que a pressão do olho está aumentada, então, muitas vezes elas chegam no meu consultório achando que estão com um problema e na verdade o problema é outro.
Como foi o caso de uma paciente que realizei atendimento, que chegou para mim para realizar consulta oftalmológica com queixa para trocar o óculos.
Essa paciente em questão tinha na faixa de 30 anos, e ao verificar a pressão intraocular dela e o ângulo do seu olho de drenagem e escoamento do líquido humor aquoso, verifiquei que essa paciente possuía um caso de glaucoma de ângulo fechado.
Por ter conseguido verificar cedo o problema, foi possível indicar o tratamento precoce utilizando o laser, antes que esse ângulo fechasse. Casos como esse costumam ser muito súbito e evoluem de forma rápida. Infelizmente, mesmo após realizar todos os exames e passar todas as orientações, a paciente em questão optou por não realizar o tratamento. Como resultado após alguns meses ela voltou ao meu consultório de forma tardia, com crise de glaucoma agudo, e o que acabou fazendo que a mesma perdesse sua visão tão jovem.
Essa é uma situação que muito me entristece, pois o glaucoma tem tratamento, e quanto mais cedo cuidar, maiores serão as chances de manter a visão.