Global Risks Report 2023
O Relatório de Riscos Globais 2023 apresenta os resultados da mais recente Pesquisa de Percepção de Riscos Globais e analisa os riscos graves, emergentes e em rápida mudança que o mundo provavelmente enfrentará nos próximos 10 anos.
O Capítulo 1 considera o impacto crescente das crises atuais sobre os riscos globais mais graves que muitos esperam ocorrer em um curto prazo (dois anos).
O Capítulo 2 considera uma seleção de riscos que provavelmente serão mais graves no longo prazo (10 anos), explorando riscos econômicos, ambientais, sociais, geopolíticos e tecnológicos emergentes ou em rápida aceleração que podem se tornar as crises de amanhã.
O Capítulo 3 imagina futuros de médio prazo, explorando como as conexões entre os riscos emergentes descritos nas seções anteriores podem evoluir coletivamente para uma “policrise” centrada na escassez de recursos naturais até 2030.
O foco atual na geopolítica e no risco de terceiros oferece um ponto de entrada para uma conversa mais ampla sobre o risco cibernético. A situação está melhorando, mas não com rapidez suficiente para que a maioria das organizações e empresas tenham certeza de que estão equipadas para lidar com um grande evento cibernético. Resiliência e preparação devem estar no centro dos negócios.
Um risco que vale a pena observar é o confronto geoeconômico, que inclui sanções, guerras comerciais, triagem de investimentos e outras ações que visam enfraquecer os países receptores. Os esforços para mitigar esses riscos resultam em alguns dos principais temas que veremos nos próximos meses.
Recomendados pelo LinkedIn
A crise associada à energia, ao aumento do custo de vida e ao fornecimento ou escassez de alimentos depende muito da rapidez com que algumas crises, como a guerra na Ucrânia, podem vir a ser resolvidas. No entanto, devemos ter em conta que, com o prolongar e agravar da situação, outros cenários de instabilidade podem surgir, e mesmo que haja um desfecho positivo nos próximos meses, não há previsibilidade de melhorias consideráveis durante 2023.
Acima de tudo, é importante assumirmos uma postura de urgência, mas não derrotista. Apesar dos riscos elencados no relatório, há ainda a oportunidade de mitigar efeitos mais catastróficos. É por isso que o Global Risks Report deixa claro que é necessário agir coletivamente e de forma acelerada sobre o clima. Esta colaboração vai definir a sobrevivência do nosso planeta. Esta preocupação tem de estar no topo das prioridades dos governos, dos políticos, dos líderes empresariais, das ONG e de todos nós.
O relatório conclui considerando as percepções destes riscos e destacando os principais facilitadores para traçar um curso para um mundo mais resiliente.
Mentor | Speaker | Consultor | Governança | Risco | Compliance | Tecnologia | Inovação
1 aExcelente análise Aline.