A Globo e a Nova Era do Marketing de Influência
Recentemente, uma matéria do colunista Gabriel Perline para a coluna GENTE do IG, falou sobre uma estratégia ousada da Globo: criar sua própria agência para gerenciar os "Pipocas" do BBB 24. Como agente de influencers e creators na Dagaz Influencer, acompanhei essa movimentação e gostaria de compartilhar algumas reflexões.
Em 2022, quando a Globo começou a agenciar o apresentador Tadeu Schmidt, já vislumbrava as possibilidades desse mercado em expansão. Agora, ao expandir sua atuação para os participantes do BBB, a Globo demonstra claramente que o marketing de influência é uma força que não pode ser ignorada.
Essa estratégia é inteligente? Sem dúvida. A Globo não apenas aumentará seus lucros, mas também retém mais receita publicitária, eliminando intermediários e otimizando sua relação com as marcas.
Mas como isso afeta meu trabalho como agente? Bem, nós da Dagaz focamos em nichos específicos, como tecnologia, esportes, moda e lifestyle, o que nos torna menos impactados por essas mudanças no entretenimento de massa. Nossa abordagem é sustentável, concentrando-se em creators que buscam relacionamentos de longo prazo com suas comunidades.
O mercado de agenciamento de influencers no Brasil já está consolidado, mas ainda há espaço para crescimento e inovação. Empresas como a nossa estão se transformando em provedoras de serviços e tecnologia para melhor atender às demandas em constante evolução, como a Play9 , a própria Mynd , a Non Stop e a Grappa.
Recomendados pelo LinkedIn
A entrada da Globo é um sinal claro do potencial desse mercado. Quem estiver preparado para as mudanças e souber adaptar-se às novas realidades estará bem posicionado para prosperar.
E quanto ao futuro? Acredito que grandes grupos de comunicação, também podem buscar oportunidades no marketing de influência, abrindo caminho para novas parcerias e estratégias inovadoras, como por exemplo o SBT que vem incluindo influenciadores em sua nova grade de conteúdos.
Estamos diante de uma nova era no marketing de influência, e estou empolgado com as possibilidades que ela traz para todos nós neste ecossistema.
Estratégia de Conteúdo | Marketing de Influência | Social Media | Social Listening | Marketing Digital | Comunicação Corporativa
11 mRaphael, tive a impressão que além das oportunidades do mercado de influência, agenciar os pipocas também é uma forma de proteção pra eles, já que vimos após o fim das últimas edições, muitos comentários sobre a inexperiência das famílias na gestão de negócios durante o período do programa. Muitos deles fecharam contratos absurdos, acabaram caindo nas temidas publicidades de joguinhos e sorteios de celulares. Além disso, entre os pipocas sempre tem um perfil ou outro que desponta seu lado artístico.
Fundador do projeto Transversal Música que Transforma | Produtor | Consultor | Curador | Criador de conteúdo | Influenciador e Homem Trans dentro da indústria musical
11 mAmei a leitura ❤️