Google I/O 2023: IA tomando conta, e o que muda pra você?  🚀

Google I/O 2023: IA tomando conta, e o que muda pra você? 🚀

Fala, pessoal!

Na última quarta-feira, 10 de maio, ocorreu o Google I/O 2023, o evento anual que reúne apaixonados por tecnologia e desenvolvedores do mundo todo, e é a vitrine onde a gigante Google apresenta suas inovações mais recentes em software, hardware e serviços. Este evento é o ponto de encontro para quem quer estar à frente das tendências, se atualizar sobre os avanços mais recentes em IA e ter a oportunidade de experimentar e testar em primeira mão os novos produtos em desenvolvimento. E este ano, a grande estrela foi a revolução da IA que venho destacando aqui nesta newsletter. Vejam só as novidades que estão presentes no universo da IA do Google:


1. Bard

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
imagem desenvolvida pelo autor utilizando Midjourney

Primeiro, quero destacar o Bard, o concorrente do Google para o chatGPT da OpenAI. Em breve o Bard estará disponível em mais de 180 países e territórios, oferecendo suporte em inglês, japonês e coreano, com a promessa de adicionar mais 40 idiomas em breve. As atualizações incluem recursos visuais, permitindo até a inclusão de imagens nos prompts. Também houve melhorias nos recursos de programação, como citação de fontes, modo noturno e botão de exportação. Além disso, o Bard será integrado a outros serviços do Google e de parceiros externos, como o Adobe Firefly, para expandir ainda mais as possibilidades criativas.

2. Buscador

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Imagem fornecida pelo Google


Nos últimos 25 anos o Google se dedicou à arte de aprimorar a busca na internet. O que vimos ontem, no entanto, é uma inovação revolucionária. Após anos de avanços progressivos, a empresa se mostrou pronta para dar um salto gigantesco com a Inteligência Artificial (IA) generativa.

Imagine só, essa nova tecnologia promete mudar a maneira como interagimos com as informações online. Com essa IA, você vai poder fazer uma pergunta complexa, como, por exemplo, comparar dois destinos turísticos considerando detalhes específicos da sua família, e obter uma resposta completa e contextualizada - um trabalho que antes exigiria várias pesquisas separadas e um pouco de esforço para reunir as informações.

A IA generativa também vai transformar experiência de compras online. Em vez de apenas listar produtos, ela fornecerá uma análise detalhada, incluindo opiniões relevantes, classificações, preços e imagens. Isso será possível graças ao Gráfico de Compras do Google, que possui dados sobre mais de 35 bilhões de produtos.

Estamos à beira de uma nova era de busca na internet, e as possibilidades parecem infinitas.

3. PaLM 2

Durante o Google I/O 2023, foi apresentado o PaLM 2, a próxima geração de modelo de linguagem da empresa. O PaLM 2 é um LLM (grande modelo de linguagem) que tem melhorias em multilinguagem, raciocínio e habilidades de codificação, cobrindo mais de 100 idiomas. Com quatro tamanhos diferentes, o modelo pode ser usado em diversos dispositivos e casos de uso. O PaLM 2 já está sendo utilizado em mais de 25 produtos e recursos do Google, incluindo melhorias no Bard, Workspace e análises médicas e de segurança. A empresa também anunciou a fusão das equipes Google Brain e DeepMind e o desenvolvimento do próximo modelo, Gemini (pra concorrer com GPT5, da OpenAI), com foco em inovações futuras e eficiência.


3. Duet AI

A nova aplicação promete revolucionar a vida dos desenvolvedores de nuvem que usam o Google Cloud. A promessa é que o Duet AI seja um colaborador de IA sempre disponível, pronto para ajudar usuários de todos os níveis de habilidade, justamente onde eles mais precisam.

A ideia é transformar a experiência na nuvem em algo mais humano, holístico e útil. Tudo isso graças ao Codey, um dos modelos de fundação que impulsiona o Duet AI. Este foi pré-treinado com conteúdo específico do Google Cloud, como documentação e código de exemplo, e foi sintonizado com base nos comportamentos e padrões dos usuários do Google Cloud. Isso possibilita a entrega de recomendações mais inteligentes e contextuais para a construção e operação de aplicativos no ambiente do Google Cloud.

E, acompanhando os movimentos de Amazon e Microsoft, o Duet AI traz consigo a assistência de código, por exemplo, que é uma mão na roda para desenvolvedores de aplicativos e engenheiros de dados. Já a assistência de chat permite que você obtenha respostas para perguntas específicas de desenvolvimento ou relacionadas à nuvem de uma maneira simples e intuitiva.

Te digo em primeira pessoa... nunca antes tinha programado, mas agora já consigo fazer alguns programas graças a estes assistentes!!

4. Workspace

Agora, vamos falar um pouco sobre o Google Workspace, que já vinha incorporando recursos de IA para nos auxiliar no dia a dia. O Google anunciou que está integrando a IA generativa em todos os aplicativos do Workspace por meio do Duet AI. Isso significa que o Gmail, que já nos ajudava a redigir respostas, agora levará em conta o contexto do e-mail, e não só poderá sugerir completamento ou frases, mas toda a resposta para o e-mail.

Além disso, a IA generativa está chegando ao Slides, permitindo a criação de imagens a partir de descrições de texto. Imagina só: você descreve a imagem que quer, e o Slides a cria para você! E tem mais, as novas ferramentas de IA para o Sheets vão automatizar a classificação de dados e ajudar a organizar eventos e projetos, tornando a análise dos seus dados muito mais rápida.


5. Google Maps

E para finalizar, não podemos esquecer do Google Maps. Foram apresentadas inovações no app que tornarão a experiência mais imersiva. O "Immersive View" para rotas permite visualizar segmentos do trajeto, seja ele de carro, a pé ou de bicicleta, antes de sair de casa, graças à fusão de imagens do Street View e imagens aéreas, proporcionando um modelo digital rico e detalhado do mundo. A experiência permite visualizar ciclovias, calçadas, interseções e estacionamentos, além de mostrar informações sobre a qualidade do ar e mudanças climáticas ao longo do dia. O visual na demonstração foi demais!!

Outra novidade é a Aerial View API, que facilita a integração de vídeos em 3D de pontos de interesse nos aplicativos, oferecendo aos usuários mais informações visuais sobre um local. Empresas já estão usando a Aerial View API para ajudar inquilinos a visualizar propriedades e suas áreas circundantes, permitindo que explorem virtualmente um bairro e tomem decisões mais informadas sobre onde morar.

Por fim, o lançamento experimental do Photorealistic 3D Tiles através da Map Tiles API permite que os desenvolvedores acessem imagens 3D de alta resolução por trás do Google Earth para criar experiências imersivas personalizadas. Com a contínua evolução do Google Maps, a comunidade de desenvolvedores terá acesso a ferramentas ainda mais úteis e intuitivas para criar novas experiências inovadoras.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


E aí, o que você achou dessas novidades? Está claro que a IA está rapidamente se tornando o coração da estratégia do Google para o futuro, e esses avanços são apenas o começo. À medida que a IA se torna mais integrada em nossas vidas diárias, é interessante imaginar as diversas possibilidades que ela pode trazer. Seja na busca mais intuitiva na internet, no auxílio à criação de conteúdo ou na transformação da forma como interagimos com o ambiente digital, estamos vivenciando uma verdadeira revolução. Acompanhe comigo essa jornada de inovação e fique ligado para mais atualizações sobre IA e outras tendências da neurotecnologia e tecnologias cognitivas. Até a próxima, pessoal! 🚀


E não deixe de conferir outros posts da newsletter falando sobre esse assunto:

Eduardo Marinho

Inovação | Tecnologia | Agilidade | Colaboração | Criatividade | Resolução de Problemas

1 a

Excelente texto 🌞

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Billy Nascimento

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos