Gostamos de exemplos, eles nos inspiram!
Por que estamos tão atrasados em negócios no Brasil? Certamente, não serei uma unanimidade. Sei que nosso país sofre de problemas de política, de infraestrutura, de fontes de financiamento, de um ambiente que favoreça o empresário, de menor interferência do estado, de gestão mais profissional, de produtividade mais rentável, de acesso à tecnologias de ponta. Sem se falar da burocracia que emperra nossa competitividade e trava a geração de riqueza. Sou empresário há 22 anos, já tive vontade de desistir diversas vezes. Mas a teimosia em seguir em frente e a vontade de criar oportunidades, gerando melhores condições para a sociedade continuam me motivando. Fazendo um comparativo com o nosso país e a experiência que tenho tido, morando aqui na Nova zelândia, um fator me chamou muito a atenção. De acordo com o recente relatório do World Bank - o Doing Business 2019 - que avalia diversos quesitos para negócios em 190 países do mundo todo, a Nova Zelândia, este pequeno país de menos de 5 mihoes de habitantes, desfruta de uma invejável primeira posição. Numa lista que traz, por exemplo, Portugal na 34 posição. O Brasil não aparece nem nos 100 primeiros. Aparecemos em 109, atrás de Sri Lanka, Papua Nova Guiné, Namíbia entre outros países. A Nova Zelândia não é um paraíso e uma ficção nos negócios. Mas, aqui se abre uma empresa em poucas horas. O respeito a propriedade privada e o apoio a geração de renda (via empresas) é facilmente percebido por aqui. Mais de 90% das empresas são de pequeno porte. Não há um parque industrial como temos no Brasil. Mas então, qual o segredo? Achou interessante? Gostaria de conhecer estes movimentos ao vivo? Já pensou em transformar um exemplo em prática? Participe da Missão Empresarial Nova Zelândia que vai te mostrar um pouco disto e muito mais em termos de oportunidades. Me envie um email salazar@cft.com.br te passo mais informações.
Researcher, entrepreneur and master's student in Industrial Engineering at UFRGS [Digital Transformation and R&D]
5 aConcordo com o que foi pontuado e concordo, principalmente, em colocar a culpa em nós mesmos! Afinal, só nós podemos mudar isso. A notícia boa é que estão acontecendo vários movimentos de pessoas inconformadas querendo fazer a diferença e mudando essa realidade.
Marketing Manager @5RB | Strategic Marketing Management, Marketing Communications, and Social Media. 🔊 Assisting Barristers with Business Development and Marketing 🔊
5 aGostei do artigo Roberto. Infelizmente, nosso Brasil tem muito o que aprender e desenvolver, não somente na área de negócios, mas como sociedade. Estamos anos luz atrás de países que não chegam aos pés do Brasil em termos de potencial. O Brasil tem valores históricos que nos impedem de crescer. Nos temos tudo o que é necessário pra ser uma potência, mas os valores e a cultura do nosso país não mudarão facilmente. Uma pena.