"O NORTE É A NOSSA SORTE"
Excelente artigo da revista Exame O NORTE QUE PUXA PELO PAIS, aconselho vivamente a sua leitura.
Deixo aqui alguns recortes de imprensa:
"É no Norte que existe uma genuína pulsão empreendedora que se traduz na hegemonia do Norte sobre o sector que nos poderá salvar: os bens transaccionáveis destinados à exportação. Sem este Norte, Portugal não seria viável enquanto nação."
"Quem é capaz de exportar bem mais do que importa?
"A Culpa do NORTE.
O Norte tem de se fazer ouvir em Lisboa. Não pode responder ao esnobismo alfacinha com um contraesnobismo. Há que cair sobre a Capital""
Quem atrai os maiores projetos do Portugal 2020"
"A desconfiança e o individualismo dos empresários nortenhos impede a formação de marcas portuguesas com escala global. Para quê tanta divisão?"
"Não foi o país que viveu acima das suas possibilidades. Lisboa viveu e continua a viver acima das possibilidades do país. Agora, para recuperar algum respeito perdido, a região de Lisboa só tem dois caminhos: ou importa menos ou exporta mais..."
"A industria não é apenas um factor económico, também é um elemento moral e social. Uma sociedade que desconhece o labor industrial é uma sociedade decadente e egocêntrica; uma civilização que se limita a consumir no conforto da economia dos serviços é uma civilização alienada e apolitica"
"Grande principio Nortenho PRODUZIR E EXPORTAR PARA O EXTERIOR. "
#O empreendedorismo no Norte não é moda, é um modo de vida secular exemplar.#
Bem Haja!
Founder and Managing Partner MFA Legal - Tax Lawyer
8 aEste tipo de artigos pouco contribui para o essencial e fomenta um divisionismo bacoco. Alguém foi verificar quanto exporta o Porto cidade por comparação com VNF? Não existirá aí também uma enorme disparidade? E faz sentido comparar a região Norte inteira com a região de Lisboa? O centralismo de lisboa deve ser combatido a bem do crescimento do país, do correto ordenamento do território e de um desenvolvimento sustentado. Seria o mesmo que colocar dados sobre o trabalho infantil de forma a sustentar o reforço de medidas centralizadoras.
Free Thinking ✔️
8 aGrande artigo! Creio que os volumes exportadores da Refinaria de Sines e AutoEuropa impedem um maior desequilíbrio (corrijam pf. caso esteja errado).
Trabalhador Portuário ( Dockworker)/ Porto de Setúbal / Portugal
8 a.....pois, será mesmo.....??