Governança Corporativa - Parte do PFCC - Programa de Formação e Certificação de Conselheiros da Board Academy Br
Governança Corporativa
Por mais comum ou especifico seja o perfil da Empresa com qualquer tamanho e diferentes formações societárias, diversos seguimentos de mercado e formas de atuação precisam ter suas estruturas, estratégias e ações baseadas em Governança Corporativa.
O sistema de Governança Corporativa é formado por princípios definidos de gestão e conduta com regras, estruturas e processos gerando valores e sustentabilidade para os acionistas e para a sociedade em geral, sempre como principal fundamento a Ética e o bom convívio com integridade, transparência, equidade, responsabilização e a sustentabilidade.
Sendo Empresa Familiar ou de pequeno porte, a necessidade de implementação da Governança Corporativa passa a ser uma exigência cada vez maior, considerando sua estrutura, sua sucessão (muitas vezes crucial na estrutura familiar) e principalmente na profissionalização de processos mantendo-se preparada para, em determinados momentos, serem dirigidas por profissionais contratados e não permanecer na dependência de manter o “fundador” em atividade eterna ou não transferência de “bastão” com a formação de um “Herdeiro Sucessor”.
O IBGC (Instituto Brasileiro Governança Corporativa) traz em sua 6ª. Edição em 2023 atualizações com redefinições do código sendo:
· Fundamentos
§ Ética como fundamentos da Governança Corporativa
§ Propósito das organizações
§ Definição de Governança Corporativa
§ Princípios de Governança Corporativa
§ Agentes e estruturas de governança
§ A Governança Corporativa e os conflitos de interesses
· Estrutura
§ Sócios, Conselho de Administração, Diretoria, Órgãos de fiscalização e controle
· Conduta
A constante mudança das prioridades do Conselho perante as diversas situações do mercado e econômicas deixando sempre a Governança Corporativa ao centro das empresas como sua atuação e deliberando as estratégias.
Recomendados pelo LinkedIn
* fonte EY 23 – board priorities 2023 PT
Em 2023, as condições econômicas passam a ser a principal prioridade dos conselhos ficando as estratégias de capital, inovação e a agenda de talentos como segunda prioridade alinhando com a Governança Corporativa para determinação das ações e revisão das estratégias e até mesmo com a cultura.
A Governança Corporativa permanece mais consistente quando é dentro para fora envolvendo todos os agentes de governança da empresa, da forma em que esteja estruturada, e com as boas práticas de forma clara e definindo desde a comunicação até as tratativas internas e com o mercado.
Forma e necessidades para implementar a Governança Corporativa
Ao implementar de forma consistente alguns preceitos e princípios exigem um bom planejamento ao aplicar a Governança Corporativa em que algumas fases são necessárias com a mudança da estrutura e que aconteça de forma paulatina sem risco no negócio.
Na Governança Corporativa se faz indispensável a estruturação de forma definida como seguem as áreas:
Sócios / Acionistas à Conselho (Adm / Consultivo) à CEO / Presidência àDiretoria,
Mantendo de forma clara a atuação e decisões de cada área da Governança apresentando as diretrizes, estratégias e formalmente os resultados e respeito as decisões alinhando sempre com as Diretrizes.
Quando a Governança Corporativa é implementada de forma completa e consistente, os reconhecimentos internos (talentos / colaboradores / prestadores de serviços) e externos (clientes / financeiras / investidores / fornecedores, governo e sociedade) demonstrando a profissionalização dos processos e consistência estando preparada para a Gestão ESG.
A formação e implementação do Conselho traz a sustentação e preparação das empresas para estarem cada vez mais profissionalizada e competitiva permitindo o crescimento e melhores resultados.
Conselheiro / Gestor / Consultor Sênior / Executivo / Profissinalização / Nexialista com conhecimentos formados nos setores industrial, comercial, logístico e de gestão com foco em resultados.
1 aobrigado Muito aprendizado... para mudar e transformar as empresas.