Governança Corporativa - Transparência e Longevidade
#boardacademy #esg #networking
Governança Corporativa - Parte do PFCC (Programa de Formação e Certificação de Conselheiros) da @Board Academy
Uma boa governança corporativa cria regras e controles transparentes, orienta a liderança e alinha os interesses de acionistas, diretores, gerência e funcionários. Ajuda a construir uma relação de confiança com os investidores, a comunidade e autoridades públicas.
Uma definição : Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas são dirigidas e controladas", com impactos positivos através da ética, propósito claros na busca de um negocio sustentável.
Por tanto todas as empresa tem, ou deveriam ter, uma Governança. Seja ela uma empresa de pequeno , medio ou grande porte . Governança esta certamente adaptada ao seu tamanho , objetivos e cultura organizacional, gerando valor entre sócios e partes interessadas.
Uma boa governança corporativa é chave para sustentar a integridade e a eficiência de uma empresa. Uma governança corporativa ruim pode enfraquecer o potencial de uma empresa, pode levar a dificuldades financeiras e, em alguns casos, pode causar danos a longo prazo à reputação de uma empresa, com possíveis danos a sua perenidade.
Governança com princípios , tais como :
Integridade
Transparência
Equidade
Responsabilização
Sustentabilidade
Uma empresa que aplica os princípios básicos da boa governança corporativa como acima citados, geralmente superará outras empresas e será capaz de atrair investidores, cujo apoio pode ajudar a financiar um maior crescimento, assim como gera confiança entre os envolvidos criando um ambiente transparência e ritos claros , certamente vai contribuir para um bom clima de trabalho na empresa.
Vou focar aqui , na responsabilidade . Com a existência de conselhos (de administração ou mesmo consultivo) .
Recomendados pelo LinkedIn
Existe uma diferença forte e super critica, entre Conselhos de Administração e Conselhos Consultivos . O Conselho Consultivo nunca delibera , mas sim sugere, desafia, aconselha , propõe, … mas nunca decide. “Nose in , hands off” ! Com foco no futuro e longevidade da empresa.
Ja o Conselho de Administração tem autoridade para agir em nome da empresa. Eles devem, portanto, aceitar total responsabilidade pelos poderes que lhe são dados e pela autoridade que exerce. O Conselho de Administração é responsável por supervisionar a gestão dos negócios, assuntos da empresa, nomear o executivo-chefe e monitorar o desempenho da empresa. Ao fazer isso, é necessário agir no melhor interesse da empresa. A responsabilização anda de mãos dadas com a responsabilidade. O Conselho de Administração deve ser responsabilizado perante os acionistas pela maneira como a empresa cumpriu suas responsabilidades.
Nos dois conselhos , a formalização das reuniões , atas, maturidade dos assuntos a serem discutidos ou solicitados a comités , são de suma importância a governança da empresa. Tais como :
Apresentar uma avaliação equilibrada e compreensível da posição e das perspectivas da empresa.
Determinar a natureza e a extensão dos riscos significativos que está disposto a assumir.
Manter sistemas sólidos de gerenciamento de riscos e controle interno.
Estabelecer acordos formais e transparentes para relatórios corporativos e gerenciamento de riscos, bem como para manter um relacionamento apropriado com o auditor da empresa.
Comunicar com as partes interessadas em intervalos regulares, uma avaliação justa, equilibrada e compreensível de como a empresa está atingindo seu propósito.
Isso tudo com uma atenção especial a boa diligencia, lealdade, possíveis conflitos de interesse , com uma formalização clara dos papeis na administração.
Um princípio de boa governança é que as partes interessadas devem ser informadas sobre as atividades da empresa, o que ela planeja fazer no futuro e quaisquer riscos envolvidos em suas estratégias de negócios. Transparência significa abertura, uma disposição da empresa em fornecer informações claras aos Conselhos, acionistas e outras partes interessadas.
A divulgação de questões materiais relativas ao desempenho e às atividades da organização deve ser oportuna e precisa para garantir que todos os investidores tenham acesso a informações claras e factuais que reflitam com precisão a posição financeira, social e ambiental da organização. As organizações devem esclarecer e tornar públicas as funções e responsabilidades dos conselhos e da administração para fornecer aos acionistas um nível de responsabilidade. A transparência garante que as partes interessadas possam ter confiança nos processos de tomada de decisão e gestão de uma empresa.
Processos e ritos de governança claramente definidos , sejam semanais, mensais ou trimestrais , com os temas previamente definidos. Os ritos irão ajudar nos ciclos de decisão , onde certamente a preparação trará benefícios a maturidade dos assuntos e a transparência de quando os assuntos serão discutidos.
Grande beneficio de uma governança corporativa forte é de manter a confiança dos investidores, stakeholders cujo apoio pode ajudar a financiar um maior crescimento, como também dos empregados que irão por em pratica e executar a estratégia da empresa de uma forma mais produtiva. As empresas que implementam os princípios da boa governança corporativa no dia a dia do ambiente de trabalho garantirão o sucesso corporativo e o crescimento econômico, através de forte engajamento do pessoal. Eles são a base sobre a qual as empresas podem crescer e assegurem sua longevidade.
Ingénieur Commercial pour Michelin Connected Fleet / Saas / IoT/ Fleet Management
5 mParabéns Gilson !!!
Presidente na Capivari Soluções Logísticas | Board Member | Conselheiro Consultivo
5 mParabéns Gilson! Excelente contextualização a respeito da importância de uma boa governança!
CONTROLLER - Manager at Michelin
5 mConceitos cristalinos!
Marketing and Customer Relationship & Comercial Executive Leader
5 m"ELE", meu querido, sempre ensinando como ser melhor!