Governança de dados! Mais do mesmo.
Governança de dados! Mais do mesmo, por anos e anos...
O que mudou?
O desafio de gerenciamento de grandes volumes de dados através de múltiplas fontes e plataformas, seja na empresa ou em nuvem e parceiros de negócios está cada vez maior. (Nada mudou)
É preciso ferramental profissional e métodos para gerenciar toda essa complexidade e fazer com que as informações possam chegar de forma simples, com a qualidade e no tempo necessário e assim, as pessoas poderão realizar o seu trabalho, os processos serão suportados por dados relevantes e de qualidade e as empresas poderão realizar seus negócios.(Nada mudou)
Em tempos de regulamentações sobre privacidade das pessoas, o cuidado com a privacidade dos dados é relevante. Desafios que se tornam oportunidades para quem direciona corretamente as ações estratégicas da empresa em relação a governar os dados de forma profissional. (Mudou de forma relevante, mas a necessidade por ética no uso de dados alheios não é novo. Ou é?)
Tradicionalmente encontramos diversas arquiteturas de gestão e uso de dados nas organizações e assim data warehouses, data lakes, data swamps e dados por todos os lados formando o big data set. Data warehouses e data marts comuns se alimentando de dados estruturados coletando informações dos sistemas operacionais e legados. (Nada mudou)
Muito processamento ETL para mover e replicar dados acerca desses sistemas táticos e estratégicos como BI, data Science (BA). Os desafios de janela de processamento, complexidade de numero de processos de coleta, transformação e distribuição de novos conjuntos de dados, duplicações as vezes desnecessárias são relevantes. Para isso temos soluções oferecidas para reduzir a necessidade de replicação de dados de uma fonte a outra. (Mudou um pouco, mas também não é a novidade do século)
Recomendados pelo LinkedIn
Certamente problemas recentes inerentes as próprias soluções tecnológicas para problemas mais antigos, mas, que precisam ser tratados devido a antiga e fantástica relação dialética entre ciência, sociedade e tecnologia. (Nada mudou)
Em uma arquitetura moderna de dados, que utiliza motores de processamento de dados segregados, aplicados em camadas de objetos e data lakes em nuvem com custos mais adequados resulta no conceito de data Lake House.(Ohhh, nada mudou)
Ohhhhh Meus deus! Mais um! Tudo segue normal.... Data Fabric... Data lake house... Alguns termos novos, caixinhas e suas propriedades... Metamodelos e muitos... muitos problemas de entendimento... Tecnologia não é o problema! O problema é semântico!
O importante é sabermos que precisamos dos dados necessários com qualidade, suportando os processos de negócios automatizados ou não, cuidando da privacidade das pessoas através de seus dados.(Nada mudou)
www.md2consultoria,com.br
Marcio Guerra
Sênior Account Executive
3 aMuito legal a mensagem e reflexão! Têm toda razão... e por incrível que pareça as empresas continuam tendo as mesmas necessidades. Sem dúvidas é uma questão de governança, processos e orquestração... não de falta de tecnologia. Parabéns 👏 👏 👏