Gratidão para quem mesmo?

Gratidão para quem mesmo?

Bons salários e benefícios não são gestos de gratidão. São barganhas naturais do processo.

É comum vermos aqui no Linkedin profissionais publicando seus “tchaus”.

Muitas vezes emocionados, noutras tantas “políticos” e por vezes resumidos a duas ou 3 frases de efeito. Mas, uma despedida que li esses dias me deixou pensativo. Não só pela ousadia, como também, pela coerência.

Um profissional, saindo de um grande escritório de arquitetura aqui de São Paulo, se manifestou atipicamente: “Vocês é que deviam me agradecer pelo tempo que eu dediquei o meu melhor a vocês e deveriam fazer um post em gratidão a mim”.

Wow! Isso, definitivamente, é raro.

Você já deu tudo por uma equipe e se alinhou com um grande líder? Já deu o seu melhor por uma empresa, por um líder? De quem é o mérito dos excelentes resultados? Da empresa, do líder ou da equipe?

Se todos [incluindo a empresa] estão entregando os resultados e sendo adequadamente remunerados conforme combinado, por que prestar tanta gratidão à empresa ou ao líder?

Um bom líder jamais deveria esperar gratidão como contrapartida, e muito menos cobrar gratidão dos seus liderados, nem pontualmente e nem ad aeternun como alguns o fazem. Ele é quem deveria expressar gratidão à equipe que o ajudou a alcançar as metas, os bônus, o sucesso e o passaporte para voos mais altos.

A empresa, como instituição, faz só o que está dentro do budget e das fronteiras do politicamente correto. E não há absolutamente nada de errado nisso.

Louvemos as exceções: Existem “pessoas” dentro das corporações, que são acima da média, são uma bênção. Todavia, essas pessoas são assim por causa dos seus princípios, coisa aprendida no seio da família, herança de uma mãe espetacular ou de um pai responsável ou de um tutor exemplar, mas, nunca por causa da empresa. 

Mas enfim, a despeito de todos os líderes egocêntricos e ingratos e das empresas que se vendem como que fossem a última bolacha do pacote... ainda assim, é sempre bom ser grato.

Afinal de contas, a Bíblia oferece uma verdade infalível e poderosa nesse sentido:

“Mais bem aventurada coisa é dar do que receber”  

Luciano Passaretti

Strategy | Product Management | Artificial Intelligence

1 a

👏👏👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos