Grupo Santa Zita no clima do “Outubro Rosa”!

Grupo Santa Zita no clima do “Outubro Rosa”!

Campanha busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Doença já matou mais de 18 mil pessoas no Brasil em 2021. Em 2023, mais de 73 mil novos casos são esperados.

Entre todos os tipos de câncer, o de mama é o mais comum no Brasil, depois do câncer de pele. É também o que causa mais mortes por câncer em mulheres. Os números reforçam a importância da campanha Outubro Rosa. Por isso, o Grupo Santa Zita adere ao movimento.

Em 2021, o Brasil registrou 18.139 mortes em decorrência do câncer de mama. Para este ano, estima-se que serão descobertos 73.610 novos casos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A boa notícia é que um em cada três casos da doença pode ser curado se descoberto logo no início. E se engana quem pensa que o câncer de mama atinge somente mulheres. Apesar de raro, também pode aparecer em homens. Tanto em homens quanto em mulheres, o risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.

Segundo a médica do Trabalho do Grupo Santa Zita, Dra. Lindsey Silveira, as causas incluem questões físicas e emocionais. “O câncer de mama tem vários fatores. Está muito ligado ao estilo de vida da pessoa, ao sedentarismo, obesidade, consumo de álcool e outras drogas, como tabaco, além da má alimentação. Mas é uma doença que também tem bastante relação com o emocional”, explica a médica.

Conscientização e a importância da prevenção e detecção precoce

Neste mês, é celebrada a campanha “Outubro Rosa”, que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, que, é um tumor com potencial de invadir outros órgãos e causar a morte. O que ressalta a importância da prevenção.

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, e outros, não. No entanto, a maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início. Além disso, a maior parte das ocorrências é descoberta pelas próprias mulheres.

O autoexame das mamas é uma das formas mais eficazes de detectar qualquer alteração nas mamas

Por isso é tão importante fazer o autoexame e, se necessário, a mamografia. Mas tão importante quanto o diagnóstico precoce, é a prevenção.

“Quando se fala em Outubro Rosa se pensa muito em realizar o autoexame, a mamografia. Só que isso não é prevenção, é detecção precoce. Nós temos que falar também de como é necessário ter um estilo de vida saudável, praticar exercícios físicos. É pensar na qualidade de vida, em evitar que a doença apareça, e não somente em descobrir se ela está instalada", destacou a Dra. Lindsey.

Grupo Santa Zita adere à campanha!

Diante da importância do assunto, o Grupo Santa Zita, é claro, não poderia ficar de fora do Outubro Rosa. Além das postagens nas redes sociais, na empresa Coletur, por exemplo, foi realizado um dia de conscientização e solidariedade, em 17 de outubro. As funcionárias participaram de uma palestra especial sobre prevenção ao câncer de mama. A palestra foi ministrada pela fisioterapeuta do Sest Senat Serra Verde Daysiane Malta.


Palestra na Coletur, em BH, reforçou a importância do autocuidado e da empatia

 

De acordo com a Técnica em Enfermagem do Trabalho do Grupo Santa Zita, Tatiane Correia, os colaboradores são bastante participativos e aderem bem à campanha todos os anos.

Um exemplo disso é que, em uma das edições anteriores da campanha, uma funcionária descobriu que estava com câncer após assistir a uma das palestras promovidas pelo GSZ.

“Essa colaboradora associou que tinha os mesmos sintomas relatados pelo palestrante e acabou descobrindo que estava com um outro tipo de câncer. Imediatamente ela procurou atendimento médico e hoje está afastada, em tratamento. Isso só mostra o quanto o conhecimento, a conscientização, são importantes para prevenir e tratar o câncer o quanto antes. Faça o autoexame na frente do espelho. Essa é uma coisa que todos podem fazer, não depende de outra pessoa. E havendo qualquer sinal, procure atendimento médico.

Os funcionários interessados em saber mais sobre o câncer de mama podem procurar o setor médico do Grupo Santa Zita para tirar todas as dúvidas.

Para mais informações, acesse a cartilha elaborada pelo Ministério da Saúde em parceria com o INCA.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos