Campanha Outubro Rosa
A campanha de OUTUBRO ROSA, da Caique Castro Sociedade de Advocacia: “Um toque de amor” foi realizado para conscientização e prevenção do câncer de mama.
A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
(É importante ressaltar que o cuidado deve ser um hábito cotidiano.)
⊚ Câncer de mama
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.
A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.
O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas.
⊚ Estatísticas
Estimativa de novos casos: 66.280 (2021 - INCA);
Número de mortes: 18.032, sendo 207 homens e 17.825 mulheres (2020 - Atlas de Mortalidade por Câncer - SIM).
E mais: De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a ocorrência de casos de câncer de mama entre mulheres mais jovens (até 35 anos) aumentou nos últimos dois anos. Historicamente, mulheres nessa faixa etária representavam apenas 2% dos casos, mas o número subiu para 5%.
⊚ Câncer de mama em homens
Justamente por ser mais raro, não existe rastreamento de câncer de mama (ou seja, não há recomendação para fazer a mamografia de rotina), a não ser que cheguem ao médico com alguma queixa na mama. Portanto, o mais importante: que cada homem preste atenção ao seu corpo.
Ao primeiro sinal de um caroço na mama e alterações no mamilo, é bom agendar uma consulta com um mastologista. O aumento da mama no homem, ou mesmo o caroço, pode ser só uma ginecomastia – o que é mais comum –, que significa um aumento totalmente benigno da glândula mamária do homem, sem risco para câncer de mama.
⊚ Sinais e sintomas
Segundo a mastologista, quando o câncer de mama já se encontra com manifestações clínicas, em 90% das vezes ele se apresenta como nódulo palpável na mama. Mas existem outros quatro sintomas que também podem indicar a presença da doença, sendo geralmente sinais inflamatórios que não respondem a tratamentos tópicos (cremes dermatológicos, por exemplo).
Recomendados pelo LinkedIn
São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço. Outros sinais possíveis são a inversão do mamilo, inchaço da mama e dor local.
*os sinais também devem ser observados pelos homens.
ATENÇÃO
Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de câncer.
É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.
Em caso de permanecerem as alterações, elas devem procurar logo os serviços de saúde para avaliação diagnóstica.
A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas é fundamental para a detecção precoce do câncer da mama.
Um toque de amor. Faça o autoexame:
Previna-se. Faça seu autoexame e fique atenta(o) aos sinais.
Um toque pode mudar sua vida.
Em caso de alterações persistentes, procure um médico.
Disque saúde: 136
Fonte: