Guia básico para seu perfil LinkedIn ficar interessante.

Guia básico para seu perfil LinkedIn ficar interessante.

A globalização com certeza foi um grande salto para a humanidade no quesito de comunicação. O que muitos não imaginavam era a força que as redes sociais desempenhariam na vida e cotidiano das pessoas. Temos redes sociais para praticamente tudo, para cada tipo de pessoa, para as pessoas que não tem problema em expor ideias à pessoas que preferem fotografias.

No LinkedIn também temos os “amigos”, os “grupo”, as “páginas”, as tocas de mensagens, tudo que um rede social precisa, porém com o diferencial em estar focado no âmbito corporativo/profissional.

Com tantas redes sócias disponíveis na internet, fica confuso separarmos o que devemos postar numa rede social ou em outra, por isso, resolvi escrever esse artigo para ajudar a deixar seu perfil “bombar na rede”, ou… me desculpem, parecer “profissional interessante”.

Enquanto noutra rede social temos liberdade para expormos nossas opiniões sobre música, religião, política, o que gostamos e o que não gostamos, o LinkedIn expressa em sua página inicial para o que veio, ser o elo profissional entre os contatos, por isso, é importante saber o que postar e como se portar.

Se “fazer interessante” por aqui, vai além de uma foto bonita, o prato de ontem a noite, ou aquela música que preferimos, o LinkedIn mostra aos demais o que você tem de melhor profissionalmente, por isso, tenha foco no que postar, tentando ser coeso em suas postagens, falar do que conhece e/ou expor sua opinião baseado em suas experiências profissionais.

Muitos recrutadores entram nos perfis dos candidatos para terem mais informações, e não seria interessante pegar um discussão onde não há nada que agregue, além de um copiar e colar do currículo, comportamento desagradável, entre outros que podem denunciar negativamente seu perfil profisional.

Tocando nesse assunto, existem algumas opções muito interessantes no LinkedIn, uma delas é o “Publicar”, onde foi possível escrever esse texto. Ele te direciona para onde poderá escrever artigos e textos sobre seus conhecimento específicos e experiência relevantes, dividindo com seus contatos. Só tome cuidado para não confundir o “Publicar” com o “Compartilhar atualização”. Esse segundo é voltado para comentários profissionais básicos, anúncio de vagas, disposição de experiências profissionais, assim como o “Publicar” está para você publicar material mais robusto, um conhecimento que queira compartilhar, um estudo profissional da sua área, etc.

É bastante interessante quando entro em um contato do LinkedIn e vejo que ele “publicou” algo, isso me dá a impressão que pessoa se dedicou a escrever e pensar sobre algo. Sem contar que demostra domínio em determinado assunto, e nunca sabemos quando alguém procurará um profissional com essa expertise.

Sou sincero em dizer que, supondo que eu fosse um recrutador e entrasse no perfil do Fábio (que não seria eu), não teria nada demais que chamaria a atenção. Com certeza daria uma lida no que está escrito, veria as recomendações, do mais seria a copia do meu currículo profissional. Talvez por isso, tenha tomado a inciativa que desde agora, postar alguma coisa que possa agregar e ajudar a pessoas dentro da área que eu atuo - RH.

A foto é muito importante, mas não existe uma que seja certa ou errada para seu perfil do LinkedIn. É claro, pedir um auxílio para o bom senso é uma ótima idéia nessas horas. Nada de fotos de baladas, fazendo careta, tomando bebidas… a não ser… que você seja um profissional da área de festas e entretenimento. Viu como é complicado saber a foto certa?

Para essa escolha, busque a foto que melhor representa seu perfil profissional. Você é mais formal, um pouco de seriedade e um terno vão bem; você gosta de contato com o público, uma foto sorrindo e alegre é muito interessante e pode revelar a agradabilidade de falar com você.

Porém, ainda temos as pessoas com perfil mais tímido e que acham que não podem agregar com nada, ACREDITEM vocês podem, mas se mesmo assim, ainda não se sentirem a vontade, não precisa se preocupar. Comemorar a conquista de um novo emprego de um contato, clicar no “gostar” de uma publicação do outro também é se fazer visto, e nunca se esqueçam, quem não é visto não é lembrado.

Só tomem muito cuidado com um erro que tenho notado muita gente fazer nas redes sociais. Quando gostar de alguma coisa ou quiser compartilhar, sugiro esse três pontos básicos: 1 - comente a publicação/imagem que vai compartilhar com suas palavras, porque as pessoas podem interpretar erroneamente a mensagem que você quis passar. 2 - Cuidado para não ter um perfil apenas de compartilhamento de material da internet, vai parecer que você não tem opinião própria (por isso da dica nº 1); 3 - ninguém gosta de um perfil que fica poluindo a rede de imagens e textos que não agregam em nada. Lógico que uma mensagem de motivação depois de um dia estressante de trabalho é muito legal, mas não faça disso uma regra.

O que muitos recrutadores buscam, é um perfil diferente do que eles recebem em suas caixas de e-mail em forma de currículo. Buscam alguém com algum tipo de diferencial e que possa somar de alguma forma, por isso de tentar ser diferente. Apenas o fato de tentar ser diferente já lhe diferencia dos demais.

Para finalizar, espero que tenham compreendido que o LinkedIn deve ser uma rede social que venha somar com seu currículo, possibilitando expandir o que pareceria excessivo de constar no documento impresso ou enviado por e-mail.

Expresse quem você é profissionalmente, divida seus conhecimentos, faça-se interessante para seus contatos, pois quando alguma oportunidade aparecer com certeza a diferença que você fizer poderá ajudar a conseguir uma nova oportunidade.

São ideias básicas mas que podem começar a construir um perfil muito interessante no LinkedIn e chamar a atenção para o que você pode contribuir.

O que achou do texto? Seu comentário me ajuda a evoluir nos próximos.
Tem alguma ideia para um próximo conteúdo? Não seja tímido(a), sua ideia pode ser como a de outros que têm medo de compartilhar.

Claudinei Ferreira

Gestão de Pessoas, Educação e Ciências Jurídicas | Pós-Graduado em Direitos da Mulher, Educação, Diversidade e Cultura | Entusiasta de POLÍTICAS SOCIAIS E AFIRMATIVAS | Direitos LGBTI+

9 a

Fábio, boas dicas. Tenho tentado seguir essas regrinhas. Obrigado! Grande abraço!

Eliane Pessoa

Paixão por desenvolver pessoas | Top Voice do LinkedIn | Especialista em T&D | Mentora de Líderes Estreantes | Docente MBA | + 20 anos desenvolvendo líderes e suas equipes para serem os melhores na sua função

9 a

Caro Fábio Leandro Bonatto, suas recomendações são fundamentais e reforçam aspectos importantes que devemos observar, caso busquemos ser eficazes na utilização do linkedin. Grata.

Obrigado. Sugestões para um próximo tema, são bem vindas.

Lilian Bontorin Venancio, CSM®, CSPO®

Product Onwer | Gerente de Projetos | Produtos Digitais e Estratégicos | Transformação Digital e Inovação | Gestão Ágil e Projetos |

9 a

Mandou bem Fabio!

Lilian Bontorin Venancio, CSM®, CSPO®

Product Onwer | Gerente de Projetos | Produtos Digitais e Estratégicos | Transformação Digital e Inovação | Gestão Ágil e Projetos |

9 a

Isso Fabio mandou bem!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fábio Leandro Bonatto

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos