Há mais de 2500 anos, uma imagem fala mais que mil palavras
Esta frase de Confúcio tem cerca de 2500 anos, mas porque será que ainda hoje é tão atual?
As frases que percorrem durante anos como esta, trazem em si mais do que uma verdade absoluta, uma sabedoria refinada aplicada de forma atemporal. O fato de ser atemporal faz com que nos deparemos com ela por diversas vezes ao longo de nossas vidas e ao ler o título deste artigo é provável que você tenha pensado: Nossa que frase clichê, que falta de criatividade! Será?
É bem verdade que muitos profissionais já se valeram dela para defender suas ideias, e aqui faço o mesmo, pois acredito que a profundidade de seu significado não pode ser desvendada em apenas algumas leituras, deve ser sempre revisitada em momentos diferentes de nossas vidas e de empresas.
Portanto convido você a refletir sobre ela e ver se ainda continua atual. Em tempos de alta exposição nas redes sociais a sua imagem ou de sua empresa reflete as 1000 palavras que gostaria que fossem associadas à sua imagem e atitudes? Você já investiu tempo pensando e pesquisando sobre isso? Em caso afirmativo, volte a refletir sobre este tema daqui alguns anos. Caso ainda não tenha feito, pense sobre isso.
Dentro do mundo corporativo o processo de estudar e definir quais são as mil palavras que você gostaria que sua imagem falasse chama-se: Branding. Processo de estudo e definição de sua marca e que não está restrito ao seu logotipo, mas a forma como você se comunica em todas as “vitrines” que você se expõe, seja no site, redes sociais, entrevistas, cartão de visita ou simplesmente se a roupa que você veste ou a forma com que a sua telefonista atende o telefone, representa os valores que você deseja.
É bem verdade que em nosso país, com tantos desafios que os empresários têm de superar para simplesmente existir, passar algumas horas discutindo a cor de sua identidade, o tipo de fonte que será utilizado em seu material, se as fotos do seu site transmitem sua imagem ou se as formas que representam sua empresa são circulares ou retas, podem ser considerados perfumaria, mas na verdade é. Quem não gosta de ser recebido com uma boa fragrância? Perfumes traduzem em cheiros algumas das mil palavras que queremos transmitir.
Mas se você ainda acha isso clichê, lembro que: desde 500 a.c., uma imagem fala mais do que mil palavras e tem gente ainda hoje que não aprendeu!
Caso tenha interesse em saber mais ou discutir sobre o assunto, me mande uma mensagem.