Habilidades de liderança que serão imprescindíveis para o futuro do trabalho.
Algumas pessoas acreditam que os líderes nascem líderes, não são feitos. Outros, no entanto, acham que as habilidades de liderança podem ser desenvolvidas e aprimoradas, assim como qualquer outra habilidade. Vejamos aqui algumas das habilidades que já são marcantes no cenário atual e que, certamente, continuarão a ser no futuro.
1. Agilidade Destemida
A velocidade com que o mercado e nossos locais de trabalho se movimentam, impulsionados pelo fluxo constante de novas tecnologias e pelas expectativas "sob demanda" que ela criou, continuará a acelerar. Líderes que podem pensar, decidir e inspirar de maneira rápida, mas eficaz, serão fundamentais para acompanhar essas demandas competitivas que mudam rapidamente.
2. Ganhando Respeito
À medida que o local de trabalho evolui para se tornar mais transparente, colaborativo e consciente, os líderes devem ser igualmente diligentes para ganhar respeito de sua equipe. Os líderes devem comprometer-se e responsabilizar-se pelo efeito que sua influência exerce sobre seus funcionários e sobre a organização como um todo. Liderança deve ser conquistada a cada dia.
3. Empatia
O futuro da liderança girará em torno de nossas capacidades de construir inteligência emocional dentro de nós mesmos como líderes e naquelas cujas vidas tocamos. Empatia e compaixão não são apenas ideais de antigos ensinamentos espirituais; eles são pedras angulares para unir as pessoas na compreensão mútua em torno de questões sócio-políticas e econômicas vitais, complexas e às vezes alienantes.
4. Abnegação
Líderes do futuro saberão encorajar incansavelmente os sonhos dos que estão ao seu redor enquanto difundem seus medos. Isso requer que os líderes tenham uma certeza inabalável em si mesmos e uma disposição de serem generosos com aqueles que lideram.
5. Flexibilidade
Os dias dos cubículos e as rotinas das 8 as 5 estão diminuindo. As equipes estão fazendo a transição rapidamente para trabalhar em locais remotos, em seu próprio tempo, em plataformas que mudam todos os dias. Flexibilidade pode ser uma ideia antiga, mas é um princípio que o líder sempre precisará. A adaptação à tecnologia em mutação e às culturas criadas pela geração do milênio continua a manter os líderes atualizados e eficazes.
6. Comprometendo-se com uma visão clara
Manter uma visão para o futuro não é novidade para a liderança, assim como outros traços importantes, como a inteligência emocional e estar disposto a assumir os riscos necessários. Mas há algo a ser dito por ser inabalável na busca de uma missão e visão. Líderes que podem capitalizar maneiras de tornar essa visão futura uma realidade conduzirão suas empresas e funcionários mais rapidamente.
7. Ouvir
O ritmo do trabalho, inovação e mudança continua a acelerar. Os líderes precisam ser ouvintes altamente qualificados para se manterem à frente do que está acontecendo com suas equipes, seus clientes e seus parceiros. Isso exigirá que você aprenda a ouvir em vários níveis, incluindo a capacidade de sintonizar melhor as trilhas sonoras emocionais das pessoas que lideram, servem e trabalham.
8. Humildade
A humildade é um dos comportamentos que observo com menos frequência. Reconhecendo que, simplesmente, não é tudo sobre você, é como os líderes podem capacitar suas equipes e suas organizações para se preparar para o futuro. Os líderes não devem se ver como a pessoa mais importante. Seja modesto sobre o seu valor. Encoraje os outros a brilhar em vez de procurar a luz em si mesmo.
9. Comunicação e 'Soft Skills'
"Soft skills" como comunicação, audição e falar em público tornaram-se cruciais no ambiente de liderança do dia-a-dia. Sem uma comunicação eficaz, os líderes são apenas figuras de proa. Concentrando-se nas interações interpessoais, os líderes podem alcançar os indivíduos onde estão e se conectar.
10. Estabilidade Enquanto Permanece Adaptável
Os avanços tecnológicos estão acontecendo em um ritmo acelerado, o que afeta a forma como os líderes fazem negócios com frequência. A liderança inflexível faz com que as empresas fiquem para trás dos concorrentes, o que poderia levar à perda de participação de mercado - ou pior, se tornarem obsoletas. Permanecer na vanguarda de qualquer setor requer flexibilidade e capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças no mercado.
11. Aprendendo Rapidamente
As habilidades bem conhecidas dos principais líderes no passado, como a comunicação eficaz e a marca pessoal, sempre estarão presentes. Mas a característica frequentemente negligenciada de um líder de alto escalão que nunca foi tão importante é a capacidade de aprender rapidamente, além da capacidade de recordar e reformular o conhecimento atual. Coachability e adaptabilidade são críticos em uma era de sobrecarga de tecnologia.
12. Inteligência Cultural
Experiência e perspicácia nos negócios eram um diferencial até agora. Experiências de alto contato com stakeholders e funcionários e a capacidade de manobrar habilmente em configurações sociais diversas tornaram-se a regra, e não a exceção. Porque estamos nos tornando cada vez mais globalmente entrincheirados como sociedade, entender, valorizar e alavancar as diferenças, cada uma delas se torna crítica para uma liderança eficaz.
13. Entendendo o Indivíduo
Com várias gerações no mercado de trabalho ao mesmo tempo, a necessidade de atenção individual é crucial. Já se foram os dias em que os líderes podiam impor políticas gerais e esperar resultados. Reconhecer as diferenças em cada membro da equipe é um longo caminho quando os líderes estão tentando se comunicar, motivar e inspirar.
14. Autenticidade
Autenticidade engloba confiabilidade, abertura, empatia e ser real. Somos cautelosos com líderes que são falsos, narcisistas, secretos ou egoístas. As equipes estão ficando mais ousadas em invocar traços de caráter destrutivos que afetam seu sustento e o mundo corporativo. Os melhores líderes hoje são autênticos - é como nos conectamos e construímos confiança em nossas equipes e empresas que conta.
15. Liderando através da mudança
Os líderes do futuro precisam melhorar em liderar equipes por meio de mudanças. A conversa sobre a importância da mudança é difundida nas conversas de negócios atuais, mas poucos líderes realmente compreendem e são bons em executar mudanças. A habilidade mais poderosa da mudança é alavancar a inclinação natural do seu time para ser criativo através de transições. Aproveite essa energia e os líderes serão imparáveis.
16. Versatilidade
Versatilidade em várias áreas de negócios está provando ser um traço de liderança cobiçado. Longe estão os dias de especialização unica; as empresas cobiçam diversidade e agilidade. Quanto maior a exposição a várias funções de trabalho, mais fácil será para os líderes navegarem no mundo dos negócios em constante evolução, se adaptarem às mudanças nas demandas de negócios e fornecerem soluções benéficas.