Habilidades que não devem ser incluídas em um currículo
Não tem certeza de quais habilidades incluir em seu currículo e quais deixar de lado? Incluir competências relevantes ajuda a fortalecer a sua candidatura. No entanto, algumas habilidades não pertencem ao seu currículo e incluí-las pode prejudicar suas chances de ser escolhido para uma entrevista. Seja seletivo e específico ao escolher quais habilidades destacar.
A pessoa que analisa seu currículo se preocupa com o valor que você pode oferecer à empresa, e isso significa ser uma boa opção para os requisitos de trabalho que a empresa lista em seu anúncio de procurado por ajuda.
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a decidir o que incluir (ou não) em seu currículo.
Principais conclusões
Habilidades para deixar de lado
Os gerentes de contratação querem saber por que você é um forte candidato para o cargo, e não tudo para o qual foi qualificado durante toda a sua vida profissional. Há muitas coisas que você não deve incluir em um currículo.
Habilidades que você não tem
Isso pode parecer óbvio, mas muitas pessoas exageram em suas habilidades ou colocam em seus currículos habilidades que não possuem. Uma pesquisa do CareerBuilder relata que mais de três quartos dos gerentes de recursos humanos (75%) detectaram uma mentira em um currículo. 1
Se você não possui nenhuma das habilidades que o empregador procura, reconsidere a candidatura ao emprego. Não crie habilidades ou experiência apenas para ser contratado. Ele voltará para assombrá-lo no longo prazo. Se você tiver algumas das qualificações, pode valer a pena se inscrever, mas se você não economizar tempo e ao empregador e concentrar sua busca de emprego em outro lugar.
Observação
Imagine a estranheza e o constrangimento de ser questionado sobre suas qualificações durante uma entrevista de emprego e não ser capaz de responder porque na verdade não sabe o suficiente para dar uma resposta sólida à pergunta.
Mesmo que você aprenda rápido, pode não ter uma boa noção do que precisa saber se, por acaso, conseguir o emprego. Se um empregador o contratar e descobrir que você não consegue fazer o trabalho, você poderá ser demitido.
Habilidades Obsoletas
Se você é, ou foi, um profissional em trabalhar com software ou tecnologia desatualizada, como MS-DOS, Lotus 1-2-3 ou Vista, por exemplo, não coloque isso em seu currículo. Se você sabe como fazer backup de arquivos em um disquete, guarde essa habilidade para você.
Muitas tecnologias tornaram-se obsoletas e saber como usá-las não é uma vantagem, exceto em raras circunstâncias. Na verdade, isso pode fazer com que seu conhecimento pareça muito desatualizado e o empregador possa pensar que você é um dinossauro tecnológico.
Se você está fora do mercado de trabalho há algum tempo, reserve um tempo para garantir que possui as habilidades atuais listadas em seu currículo que os empregadores exigem e valorizam.
Habilidades que não são relevantes para o trabalho
Deixe de lado quaisquer habilidades que você possua que não estejam relacionadas de forma alguma ao trabalho. Se você estiver se candidatando a vários empregos muito diferentes, considere criar um currículo exclusivo para cada tipo de trabalho. Isso o ajudará a evitar a inclusão de habilidades que não são relevantes para uma posição.
Não há nenhum benefício em mostrar a um empregador que você possui um conjunto de habilidades totalmente diferente do que ele procura no candidato ideal. Listar habilidades que não são relevantes pode fazer parecer que você não está qualificado para o trabalho – e isso pode significar ser superqualificado ou subqualificado.
Palavras de habilidade usadas demais
O LinkedIn publicou uma lista de chavões que as pessoas usam excessivamente em seus perfis. 2 Algumas dessas palavras também não pertencem ao seu currículo. Antes de usá-los, considere se existe outro termo mais específico que descreva melhor suas habilidades. Aqui está um exemplo de algumas palavras na lista de palavras super utilizadas do LinkedIn:
Observação
Tenha cuidado não apenas com as habilidades listadas, mas também com a maneira como você as descreve e as integra à experiência listada.
Habilidades que são muito gerais
Não liste habilidades gerais, especialmente se você estiver se candidatando a uma função de tecnologia. Por exemplo, evite dizer que você tem “habilidades em informática” e, em vez disso, inclua as linguagens de programação, hardware, software, aplicativos e outras habilidades que você possui que o qualificam para o trabalho. Se você tiver certificações, seja específico ao listá-las. Por exemplo, liste QuickBooks Certified ProAdvisor, AWS Certification, SQL, iOS ou Java.
Recomendados pelo LinkedIn
Você também pode categorizar suas habilidades em subcategorias para ser mais específico. Por exemplo, você pode ter uma subseção que lista os idiomas que você fala e outra subseção que lista seus conhecimentos específicos de informática. Obviamente, inclua apenas subseções de habilidades relevantes para o trabalho.
Habilidades que todos já deveriam ter
Alguns dos chavões listados acima são habilidades ou características que os empregadores já esperam que os candidatos a empregos tenham como requisito mínimo.
Os empregadores esperam que você esteja focado, tenha alguma experiência (a menos que esteja se candidatando a um cargo inicial) e faça um excelente trabalho se contratá-lo. Você não precisa explicitar essas suposições básicas em seu currículo para o empregador.
Da mesma forma, não liste coisas como Microsoft Word, e-mail ou pesquisa na web. Os empregadores esperam que todos conheçam os princípios básicos necessários para quase todos os trabalhos de escritório no local de trabalho atual.
Destaque suas habilidades mais relevantes
Embora existam habilidades que você deve evitar colocar em seu currículo, há uma série de habilidades que você deve incluir . A pesquisa Monster's Future of Work 2022 relata que as habilidades mais procuradas incluem: 3
Habilidades interpessoais
Habilidades difíceis
Concentre-se nas habilidades que mostram por que você está qualificado para os empregos que procura e, se tiver habilidades exigidas, não se esqueça de mencioná-las.
Você pode incluir suas principais habilidades em uma seção separada de “Habilidades” e incluí-las nas descrições de cargos que você escreve para os cargos que ocupou. Você também pode incorporá-los ao resumo do seu currículo , se tiver um.
Antes de enviar seu currículo para se candidatar a um emprego, reserve um tempo para revisá-lo e atualizá-lo para que ele lhe dê a melhor oportunidade de conseguir a entrevista.
Observação
Adapte as palavras de habilidade incluídas para atender aos requisitos do trabalho.
Avalie a lista de empregos
Como você pode saber o que o empregador deseja de um candidato perfeito para o emprego? Você pode aprender muito com o anúncio de emprego e também ajudaria investir algum tempo pesquisando o emprego e a empresa para saber mais detalhes.
Veja o que procurar ao revisar o anúncio de emprego , incluindo como avaliar o cargo, as qualificações, os requisitos, as responsabilidades e a experiência exigida.
Combine suas habilidades com o trabalho
Agora que você aprendeu o que o empregador deseja, combine suas qualificações com o trabalho.
As palavras de habilidade que você incluir funcionarão como palavras-chave para ajudar seu currículo a ser selecionado pelo ATS (sistema de rastreamento de candidatos) que o empregador usa para selecionar as inscrições. Se você for compatível com o cargo, suas qualificações e conjunto de habilidades mostram ao gerente de contratação que você é um candidato viável para o cargo.
Se você tiver que ampliar as descrições de suas habilidades para atender aos requisitos do trabalho, é mais do que provável que você não seja adequado para o cargo.
Adapte seu currículo ao trabalho
As ofertas de emprego podem parecer semelhantes, mas cada empregador tem um conjunto diferente de requisitos. Mesmo quando o trabalho parece o mesmo, cada empregador pode estar à procura de algo diferente. Reserve alguns minutos para ajustar seu currículo, para que corresponda à posição que você procura.