Os 5 erros que eliminam seu currículo em um processo seletivo

Os 5 erros que eliminam seu currículo em um processo seletivo

Pesquisar sites de emprego, olhar os classificados em um jornal, postar seu interesse por uma vaga em redes sociais, avisar todos os conhecidos que você está em busca de uma nova oportunidade... Tudo isso não te ajuda em nada se você não souber como se apresentar por meio de seu currículo! O currículo é seu cartão de visitas para que o recrutador tenha algum interesse em te chamar para uma entrevista.

Pesquisas apontam que se em até 7 segundos o recrutador não identificar o que ele busca em seu currículo, ele será eliminado. E dependendo do que tiver escrito, ele pode ser inclusive eliminado de outros processos seletivos também.

Para fugir desse problema, eu juntei os 5 maiores obstáculos que podem te atrapalhar nessa primeira fase da seleção: a análise de currículo. Observe cada item com atenção, e caso esteja cometendo algum desses erros, corra para corrigi-los!

  1. A área de interesse está clara? Você deixou clara qual a sua intenção para aquela empresa? Ou seja, para qual vaga você está se candidatando? Se em seu currículo está “Aquela que a empresa precisar”, “Estou à disposição da empresa”, “Quero trabalhar nessa conceituada empresa”, suas chances de entrar são bem pequenas.
  2. Como está o layout geral do currículo (formatação, aparência, fontes e tamanhos)? Olhamos a aparência geral do currículo. Procure utilizar papel branco, letras pretas ou cinza escuro. Use o mesmo padrão de fonte e tamanho de letra. Não precisa alterar em nenhum momento. Caso queira destacar os tópicos, como por exemplo “Formação”, “Experiência” etc, você pode colocar em negrito ou sublinhado. Mas não destaque outras palavras. A exceção aqui é para palavras de origem estrangeira, que são obrigatoriamente destacadas em itálico.
  3. O currículo mostra uma carreira em ascensão, estagnada ou decadente? As experiências que você teve nos últimos anos mostrará como sua carreira tem desenvolvido, e a educação demonstra se você tem se atualizado para buscar crescer, ou se seu último curso foi há muitos anos.
  4. Qual a permanência média em cada emprego? Sim, a rotatividade de uma empresa para outra é um fator que pode te atrapalhar. Se você muda muito de empresa, pode ser considerado instável. Algumas exceções podem acontecer, por exemplo, nos 2 primeiros anos de trabalho é comum o jovem não conseguir se identificar. Mas se você passou dos 30 e ainda não permanece mais de 1 ano em um emprego, isso pode te prejudicar. Mas se é essa a sua realidade, é o que tem que constar no currículo. Ai, vale reforçar seus aprendizados e características na descrição do perfil.
  5. Há erros gramaticais e ortográficos? Isso é muito sério. Muitas pessoas enviam seus currículos sem ao menos fazer uma avaliação ortográfica e gramatical. Principalmente se você está enviando um currículo em seu idioma, os erros não podem aparecer. Se você não tem certeza, peça para alguém revisar isso pra você. Muitas pessoas enviam palavras escritas de forma errada, e isso pesa contra você.

Quer saber mais? Cadastre-se em www.nicoletomazella.com.br/sua-carreira

Por Nicole Tomazella, em 16 de março de 2015.

dicas praticas ... muito bom

Feliphe Michelan

Technical Sales Representative | Bayer Crop Science

9 a

É sempre bom seguir essas dicas

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos