Hiatos Produtivos
Como enfrentar o intervalo de vida sem trabalho, com determinação e produtividade
De acordo com estimativas divulgadas pelo SPC em fevereiro de 2017, baseadas em dados do IBGE, o brasileiro tem permanecido em média 8 meses sem trabalho por conta da crise de desemprego. Se você está sem trabalho, saiba que terá tempo à frente para ser bem utilizado ou negligenciado.
Viva o tempo de “luto” o suficiente para dissolver e assimilar toda a carga emocional, indiscutivelmente legítima, que a perda da atividade de trabalho traz. Não se estenda neste período pois o quanto antes sentir-se produtivo, mais oportunidades de trabalho surgirão pois suas ações o levarão a este resultado. O autor Dale Carnegie cita Darwin: “Se você e eu não nos mantivermos ocupados – se nos sentarmos num canto e ficarmos remoendo nossas preocupações – poremos à solta uma manada inteira do que Darwin costumava chamar de wibber gibbers. E os wibber gibbers não são mais do que diabretes que procuram destruir-nos, aniquilando-nos a vontade e o poder de ação.” Faça as suas escolhas e considere que você é o único responsável pela forma como viverá após este grande desafio ser solucionado: 1) ser uma pessoa melhor e no mínimo mais madura; ou 2) sentir que perdeu tempo, avaliando-se como desatualizado e frustrado.
Você encontra aqui algumas sugestões sobre como passar pelo hiato da falta de trabalho, que pode ser muito produtivo. Vale a pena estruturar-se para todo o novo que será concretizado em sua vida!
Organize sua rotina
Ter uma rotina durante este tempo é essencial. Dormir, comer e exercitar-se em horários definidos só trará benefícios. Primeiramente, faça um plano incluindo tudo aquilo que você quer realizar durante este tempo: busca de trabalho e contatos, atividade física, atividades de organização, atualizações mentais, espirituais, emocionais e profissionais; projetos pessoais e diversão. Sim, considere divertir-se! Volte às atividades que deixou de lado por trabalhar tanto e arrisque-se a aprender o novo. Mantenha uma boa qualidade em seus relacionamentos pessoais. O tempo de busca de trabalho durante o seu dia pode variar de acordo com os métodos de busca. Você não conseguirá fazer tudo o que quer, mas executará muito com planejamento e determinação. Apesar de não estar trabalhando, há muito o que fazer e o tempo ainda é escasso. Criando uma rotina significativa, você não verá mais este período como um intervalo, mas como viver a sua vida. “Mente vazia, oficina do diabo”.
Organize as finanças pessoais
Se você ainda não tem um controle de finanças bastante sólido e organizado, esta é a hora de realizá-lo. Busque dicas e ferramentas de finanças pessoais para reestruturar-se a sua nova realidade. Não saia gastando os valores rescisórios: você merece fazer aquela viagem, mas lembre-se que as contas chegam todos os meses. Cogite formas alternativas de trabalho para contribuir com o pagamento das contas e do incremento de reservas financeiras. Tenha calma: algumas situações terão de ser (re) avaliadas, como por exemplo, despesas com saúde e hábitos dispendiosos. Coloque as pessoas de seu convívio próximo na mesma sintonia quanto à nova realidade financeira, como filhos e amigos. Busque alternativas mais baratas ou grátis de serviços e produtos.
Dê um toque de espiritualidade
Aceite este tempo como uma oportunidade! Tenha atitudes positivas e altruístas. Busque conectar-se (ou reconectar-se) com sua fé ou seu estilo de vida. Seja grato todos os dias. Alimente-se com boas leituras, músicas, bons vídeos e contatos para enriquecer a sua mente. Doe-se em atividades de voluntariado. Deixe claro aos pessimistas que você optou pela positividade neste tempo e que agirá desta forma.
Busque trabalho
Sim, não se acomode; mas pare antes para repensar os caminhos profissionais que quer trilhar. Avalie e assimile os possíveis novos cenários otimistas ou pessimistas de aceitação de diferentes cargos e remuneração. Considere vagas de emprego similares aos trabalhos que já realizou e arrisque-se em oportunidades de seu interesse e novos desafios. Trate cada aplicação com cuidado e personalização, considerando uma preciosa porta que pode abrir-se para você. Busque novas táticas de busca de emprego. Reavalie seu currículo constantemente. Invista seu tempo em cursos de atualização; abuse dos cursos online oferecidos gratuitamente. Não de-sis-ta.
Continue a relacionar-se
Mantenha a sua rede de contatos profissionais viva. Faça contatos, faça contatos e faça contatos. Não importam os meios utilizados para comunicar-se com amigos, conhecidos, desconhecidos e familiares; mas seja sempre positivo e educado, valorize-se na medida e use o bom senso. Seja colaborativo com as pessoas que também estão buscando trabalho. Busque, aceite e ofereça ajuda.
Automonitore-se
Enumere as ações de busca de trabalho. Reavalie sua rotina e seus planos de atividades extras. Faça checklists dos canais que publicam oportunidades para monitorá-las todos os dias. Não deslize para zonas de conforto.
Finalmente, colha os seus frutos
As lições e habilidades apreendidas após o hiato produtivo, que você aplicará em sua vida a partir da efetivação de um novo trabalho, trarão tantos benefícios que verá com mais coragem as dificuldades que vivenciará em novos desafios. Não abandone aqueles projetos pessoais que você iniciou durante este período. Você aprenderá a viver em um novo patamar de experiência de vida, valorizando o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Cláudia Klava é a autora deste artigo e está vivenciando um hiato produtivo. Ela é uma profissional que faz parte do grupo de cerca de 14 milhões de brasileiros que enfrentam atualmente a crise do desemprego.
Aposentado - Inspetor de qualidade na Tetra Pak
6 aOi Claudia, muito bom seu artigo. Parabéns.
Customer Success Analista Freelancer
7 aOi Cláudia, Parabéns pelo artigo! Excelente!
Gerente de Projetos | Supervisor de Engenharia
7 aReconhecer que está em um hiato produtivo/criativo é um dos primeiros passos para sair desse lugar. Ótimo artigo.
Excelente artigo Claudia, e reflete efetivamente os comportamentos necessários para a volta ao tão sonhado trabalho. Parabéns!!!
Agile Coach | Delivery Manager
7 aParabéns pelo artigo.