Hoje completamos 12 anos, sabia?
Nascida do sonho de duas pessoas em ocupar um espaço estratégico no ecossistema do desenvolvimento organizacional no Brasil, onde a avaliação e o planejamento começavam a ganhar espaço e a atenção das organizações, a Move emergiu como um experimento de dois homens brancos que, inspirados por suas trajetórias profissionais e visões de mundo, se lançaram à aventura de contribuir com a agenda do impacto social positivo.
Esta aventura não tardou a encontrar boas e novas parcerias, e à Move foi se associando um time de consultoras e consultores cada vez mais multidisciplinar, e fronteiras foram abertas: novas técnicas, enfoques, diversidade de clientes, robustez dos processos. Um “jeito Move” foi se consolidando, onde a ênfase no cuidado de cada caso, demanda e parceria era tida como única, e merecia especial cuidado. “Nosso trabalho é artesanal”, era a expressão que usávamos neste momento de consolidação e amadurecimento de nossa identidade profissional.
Mas, como já cantava um cantor baiano, “sonho que se sonha só é só um sonho, mas o sonho que se sonha junto é realidade”, precisávamos sonhar juntos se quiséssemos realizar juntos. Foi assim que o sonho de duas pessoas, que passaram a sonhar e desejar outros sonhos, passou a ser o sonho de um coletivo.
Somos hoje este sonho que se busca realizar a partir de vários e diversos corpos, brancos e pretos, com lugares diferentes, com histórias de vida que ultrapassam as individualidades inscritas no momento presente; a Move hoje é dialética, é processo, é rio que passa, é ancestralidade reivindicada a todo momento. É passado, presente e futuro. É sonho que se realiza e sonho a se realizar.
Com consciência do passado e os pés firmes no presente, nos vemos mais uma vez diante do desafio dos tempos, onde sonhar não é o bastante. E a este desafio não iremos retroceder. Se as organizações hoje já valorizam processos de desenvolvimento organizacional e se desafiam, cada vez mais, a planejar, avaliar e prestar contas sobre o quanto têm, de fato, criado impacto em suas agendas, sabemos que isso ainda não é o suficiente.
Recomendados pelo LinkedIn
O Brasil tem hoje acumulada quase uma década de descaso com o campo social que produziu iniquidades das mais graves já observadas desde a redemocratização do País, e sabemos do nosso papel neste ecossistema dinâmico e plural em colaborar a partir de nossos saberes e práticas.
Nesta data, em que comemoramos mais um aniversário, compreendemos e reforçamos nosso papel enquanto agente que facilita, conecta e ajuda a movimentar o campo social brasileiro rumo a um País mais justo, solidário, equitativo e que vislumbra o fim das desigualdades sociais de classe, de gênero e as expressões do racismo estrutural enraizado em nossa sociedade.
Hoje celebramos nossa existência junto a nossos parceiros nesta jornada, aos quais agradecemos e convidamos a continuar este sonho, realizando sempre juntos.
Move Social.
Diretora Executiva da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa | Cofundadora da Associação Brasileira de Aprendizagem Criativa
1 aAdmiração profunda não apenas pelo trabalho que vocês realizam junto às organizações sociais, mas também pela linda trajetória que construiram. Que venham muitos anos mais! 👏