Home office, um caminho sem volta
Não é o primeiro empresário que me diz: “depois da quarentena, continuarei em home office”. É seu caso também? Faço home office há 15 anos. Trabalhei tb em algumas empresas, mas sempre mantive meu espaço em casa.
Desde a primeira vez que fui ao Vale do Silício, fiquei impressionado como Google e Facebook tinham bairros inteiros, com prédios, salas, galpões etc. Mas a liberdade que se davam aos funcionários quanto a horário, demandas e entregas eram intrigante.
Hoje fomos forçados a home office, transmissões online, conexão estável à internet, arquivos compartilhamos etc. E muitos gostaram.
74% dos empresários afirmam que o home office agora é definitivo. Curioso é que antes 42,6% nunca tinham feito. Mas agora não querem mais sair.
QUAIS IMPACTOS PRECISAMOS PERCEBER:
- Se você é vendedor, aprenda a organizar carteira de clientes online, aquecer essa carteira e vender online. Seu banco de dados é ouro, e ferramentas de automação são essenciais, como Fortics, ZapGuru, Leadlovers, SendinBlue, Mautic, MailChimp, Autopilot, dentre outros. Defina pelo menos uma e domine!
- Se você é de escritório, adquira tecnologia para trabalho (celular com boa câmera, espaço e Apps úteis), além de notebook com boa webcam e fones. O pacote GSuite do Google talvez se seja agora tão importante quanto o pacote Office. E é ideal que você se acostume com um Time-tracker (software que monitora tempo de trabalho), para você não dispersar (ex: Toggl, Timely, Harvest etc.). Fique atento!
- Se você oferece serviço presencial, domine formas de atendimento on-line ou agendamento on-line para visitas presenciais. Mas sempre faça algum aquecimento do cliente antes pela internet. São softwares ideais Zoom, Google Hangout Meet, Microsoft Teams e Cisco WebEx.
Agora é com você! Neste novo tempo, ou você digitaliza seu negócio, ou muitos clientes não conseguirão sequer lhe encontrar, nem comprar de você.
PMO | Gestão de Projetos e Processos | Green Belt Lean Six Sigman | Excelência Operacional | Discente de Direito
4 aEm meio as grandes crises, sempre são geradas as grandes oportunidades.