Homens precisam falar
Homens precisam falar...
O lutador Paddy Pimblett, britânico, de 27 anos de idade, que é competidor pelo UFC, ganhou a luta no sábado dia 23 de julho de 2022. Ao ser entrevistado, ele dedica sua vitória ao amigo que havia cometido su1c1d1o, um pouco tempo antes de sua pesagem para a luta.
O lutador diz em seu discurso: “Existe um estigma neste mundo, de que os homens não podem reclamar. Escuta aqui se você é um homem, e está carregando muito peso nos ombros, e você acha que a única solução é tirar a própria vida, por favor, fale com alguém! Fale com qualquer pessoa! ... Então, por favor, vamos acabar com este estigma. E que os homens comecem a falar!”
Ao ver esta entrevista, considerei relevante compartilhar com vocês, onde este lutador faz um apelo a todos os homens para que comecem a falar sobre suas dores, seus sofrimentos e que não carreguem todo o peso nos ombros sozinhos. Ele fala sobre o estigma, se referindo aos padrões sociais impostos aos quais impõe aos homens de que devem ser fortes, que não podem chorar, não podem expressar suas vulnerabilidades, e que não podem demonstrar fragilidade.
O Estigma social é uma desaprovação de características ou crenças que fogem de um padrão culturalmente imposto.
Acreditar que o homem não pode chorar, é um erro. Homens também são seres humanos, que possuem emoções e que não são máquinas. Homens também podem ter transtornos psicológicos e isso não é frescura. Homens também podem ter alterações neurológicas, ter fatores genéticos que os deixe mais predisposto a ter um transtorno psiquiátrico, alterações físico-químicos que podem levá-los à depressão e outros possíveis transtornos. Homens podem sofrer o luto, podem sentir-se sobrecarregado, podem sentir-se abandonados e não há nenhum problema nisso.
Adoecer não é uma escolha, e diante da falta de compreensão dos que os rodeiam, muitos deixam de buscar por ajuda e deixam de falar.
Não deixem de falar! Procurem por auxílio profissional que possa compreender, oferecer um espaço de escuta ativa e sem julgamentos, e que possa ajudar na busca de alternativas para lidar melhor com todo o sofrimento psíquico.
Busque falar para pessoas que possam realmente acolher sua dor, e não o julgar ou criticá-lo por isso. O lutador diz para falar para qualquer pessoa. Vejo que é preciso filtrar para quem você irá se abrir, filtrar para quem você irá compartilhar suas vulnerabilidades, pois não são todas as pessoas que estão dispostas a ajudar, a compreender e a acolher seu sofrimento.
Recomendados pelo LinkedIn
A família e os amigos podem ser uma rede de apoio, busque falar com pessoas que confie e que irão te apoiar e te ajudar e dependendo o caso, não deixe de procurar por ajuda profissional de um psicólogo ou de um psiquiatra.
Edmara Santos
Psicóloga Clínica, Master Coach e Consultora de RH.
Atendimento Presencial em Mogi Guaçu-SP e Online para qualquer lugar do Brasil.
Telefone/whatsapp: (19) 998234147.
E-mail: edmarasantospsico@gmail.com