Hora de (re)construir relações

Hora de (re)construir relações

A pandemia trouxe uma nova realidade. O mundo que conhecíamos deixou de existir. O aperto de mãos já não representa a união. É preciso encontrar outro símbolo. Muitas empresas seguirão no home office. Sair pelas ruas já não é a melhor opção. Como fazer uma empresa crescer em meio a esta realidade de incertezas, dúvidas, isolamento e distanciamento social?

Muito tem se falado no avanço tecnológico, na necessidade de transformar digitalmente. Mas a grande verdade é que na (re) construção deste mundo pós-pandemia, o foco precisa estar na gestão de relacionamentos. A transformação deve estar nas pessoas.

Organizações sejam públicas ou privadas são pessoas jurídicas feitas por pessoas físicas e que se relacionam com outras pessoas. É o jeito de se posicionar, comunicar e relacionar que irá impactar no sucesso ou fracasso de uma organização. De nada adianta caminhar com a tecnologia como carro-chefe se as pessoas forem esquecidas. 

Saber se comunicar é primordial para que organizações possam estabelecer sua imagem e assim construírem uma boa reputação perante seus públicos. Fato este que acontece pela geração de identificação, aproximação e a consequente confiança que acontece a partir do posicionamento comunicacional estratégico eficaz.

Estabeleça vínculo

Todas as pessoas querem ser ouvidas. Quando as marcas fazem isto, ganham seguidores, apoiadores e defensores. Criar espaços para ouvir o cliente, fazendo com que o diálogo existe é primordial para a (re) construção da marca no pós pandemia. De forma que é preciso seguir alguns passos, sendo eles:

1. Identifique quem são seus stakeholders, popularmente conhecidos como públicos (partes interessadas). Eles são fornecedores, governo, clientes, colaboradores, prestadores de serviços, dentre outros. Todos que se relacionam com a marca direta ou indiretamente.

2. Faça seu mapa de stakeholders (coloque a influência que cada um exerce em relação a marca preferências).

3. Analise seus stahkeholders (quem são, o que fazem, como se relacionam com a marca, qual linguagem utilizam, o perfil)

4. Estabeleça sua estratégia de comunicação / plano definindo meios, produtos e linguagem com a qual irá falar com o público

5. Comunique-se lembrando que transparência, verdade, diálogo aproximam e constroem a relação

6. Esteja presente na vida do seu público para que ele saiba que pode contar com você.

Quando sabemos que podemos contar com uma marca para resolver nossos problemas na jornada do cliente, nos sentimos seguros e passamos a valorizar a relação custo x benefício e no pós-pandemia o preço dará lugar a valores.

Seja tendência ao invés de seguir e isso só acontece quando a empresa sabe quem é e onde quer chegar, com uma identidade corporativa que a faz única.

Lembre-se: identidade é quem você é. Imagem é quem pensam que você é (percepção das pessoas em relação a marca) e reputação é o que dizem sobre você quando não está presente. E é imagem que você pode influenciar controlando a narrativa e dizendo a que veio.

Estabeleça sua identidade para que sua imagem seja positiva e assim, sua reputação gere confiança a ponto de você ser escolhido para caminhar com o stakeholder na (re) construção pós-pandemia. Relacionar é o segredo para este mundo pós-pandemia.

Adriana P. Guerra

Mediadora de Conflitos | Mentora CNV | Ensino a arte de comunicar e relacionar | Fundadora da Diálogo & Consenso

4 a

Excelente, Ana Negreiros ! Conexão e vínculo!

As pessoas é e são importantes. Parabéns pelo post.

Adriana Vieira

CEO InterMídia Comunicação Integrada / Ajudo Empresas e Profissionais a terem uma Marca forte através da Comunicação com Propósito. Consultora de Reputação. UFMA e Universidade da Flórida (USA). São Luís-MA-Brasil

4 a

Muito oportuno e com um mapa completo do que fazer. Parabéns 👏🏻👏🏻

Denisdácia Sá

Recursos Humanos - Gestão de Pessoas

4 a

Muito bom Ana! Eu também adoro seus conteúdos, parabéns! Abraço.

Jefferson Ribeiro Zambello Evangelista

Head de Gestão de Pessoas | Recolocação | Transição de Carreira | Desenvolvimento Humano | Mentoria

4 a

Excelente, Ana Negreiros! Penso que o ser humano, as pessoas estão no centro das transformações. Afinal, tudo gira em torno de gente! Por pessoas, com pessoas e para pessoas!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos