Humanos vão viver 500 anos, diz futurista
Um dos filmes que mais marcaram o final dos anos 90 (bons tempos de Sessão da Tarde rsrs) foi o Homem Bicentenário, estrelado por Robin Williams.
Quem assistiu ao filme deve se lembrar da história, mas para quem não se recorda, o filme retrata um tempo futuro (será que tão futuro assim?) no qual um robô doméstico assume características humanas e, por meio de Machine Learning, desenvolve emoções e até mesmo paixões junto à família para quem trabalha há 200 anos.
Parece um tempo meio exagerado né e, certamente, muito longe da nossa expectativa de vida atual. Mas para Ray Kurzweil, inventor futurista e ex-engenheiro do Google, os seres humanos poderão viver 500 anos com ajuda da Inteligência Artificial. E não está tão longe assim.
"Se você viver os próximos 5 anos, você terá a chance de viver por 500 anos”, afirmou o futurista durante o SXSW 2024. A plateia, claro, ficou boquiaberta.
Como isso seria? Bom, segundo Kurzweil, a IA vai se tornar eficiente a ponto de conseguir mapear o cérebro de alguma pessoa e 'baixar' as informações nele. Ele também diz que até 2045, a IA vai superar as habilidades humanas e possibilitar uma fusão entre humanidade e máquina, fenômeno batizado por ele de singularidade.
Recomendados pelo LinkedIn
Se será possível ou não, apenas o tempo dirá. Mas penso que essa afirmação deve gerar uma bela reflexão. Primeiro que, obviamente, pode ser empolgante para muitos pensar em viver tanto tempo, aprender tanta coisa nova, vivenciar muitos momentos, etc. Mas, como ficaria o planeta? Se os recursos naturais já são cada vez mais escassos com uma expectativa de vida na casa dos 75 anos, o que aconteceria se multiplicarmos por 6 o tempo de vida do ser humano?
Fora as questões sociais. Como seria a evolução da sociedade? Como ficaria o mercado de trabalho ou a distribuição de riquezas? Claro que ainda estamos falando de um mundo hipotético, mas acho um bom debate. Você acredita nessa ideia de vivermos 500 anos? Gosta ou não vê com bons olhos?
Lembrando sempre que nós aqui na Ivy sempre olhamos com bons olhos o uso da IA para melhorar a vida das pessoas. Acreditamos que otimizando tempo por meio de soluções, principalmente na indústria, melhoramos a qualidade de vida dos colaboradores, tornando os processos mais leves, possibilitando uma redução dos altos índices de burnouts, por exemplo.
Neste link, por exemplo, falamos sobre como a tecnologia e inovação vão revolucionar o setor financeiro nos próximos 5 anos.
Fale comigo nos comentários, quero saber sua opinião!
Analista Administrativo | B2B | CS | Franchising | Metodologia Ágil | Gestão de Equipe | Melhoria Contínua | Processos | Yellow Belt
5 mA ideia de viver 500 anos graças à IA é fascinante e assustadora ao mesmo tempo. Penso que a inovação tecnológica tem o potencial de transformar nossas vidas de maneiras inimagináveis, mas precisamos também considerar os impactos ambientais e sociais dessa longevidade.