IA PARA QUE?
A Zendesk publicou o seu famoso e tão querido CX Trends 2024, que só pude ler ao longo das últimas semanas, e a parte que mais me chamou a atenção foi a demanda pelo uso de inteligência artificial para melhorar a jornada do cliente!
Os clientes tem recebido muito bem a interação com chatbots há algum tempo, mas agora, a IA chega para ser uma ferramenta conversacional de fato. Após os menus e as respostas prontas, espera-se que as IAs consigam desenvolver conversas com capacidade de analisar o que o cliente espera e personalizar a experiência do mesmo modo que um humano faria! Legal né?
Seria se todos os agentes já estivessem devidamente treinados. Dado interessante do relatório:
Mais de 70% dos líderes dizem ter aplicado treinamento adequado referente a IA, apenas 42% dos agentes dizem o ter recebido e, dos que receberam, somente 21% está satisfeito com o treinamento que receberam!
O que chama a atenção aqui, é que há uma desconexão muito grande entre a liderança das áreas de CX com os agentes/atendentes/analistas que estão na ponta, utilizando e/ou gerenciando as entregas da IA! Sendo assim, como podemos disseminar aos clientes que há uma IA na empresa, ou até mesmo, dizer que a IA é eficiente?
Pensando nesse insight e nesse dado, vemos que muitas empresas querem ter a IA, apenas para passar isso como "diferencial competitivo", mas poucas, de fato, sabem usá-la e mostrar ao cliente o diferencial, além claro, de entregar uma experiência mais valiosa. Isso se dá, justamente pelo mal entendimento da operação de como a IA interage na jornada e como ele deve interagir após um transbordo do digital para o humano.
Recomendados pelo LinkedIn
E aí, faço mais uma pergunta:
Tínhamos a necessidade de humanizar mais os atendimentos. Mas, será que não fomos nós mesmos quem robotizamos os humanos?
Pergunto isso, pois outro dado interessante do relatório é que os clientes esperam que as empresas antecipem seus problemas. Considerando uma IA que se baseie em dados internos que temos do comportamento do cliente, podemos oferecer experiências e soluções instantâneas sem a necessidade de um humano e, não à toa, 51% dos clientes disseram preferir a IA a um humano, para este tipo de momento.
É comum os chatbots já darem respostas "prontas", das famosas FAQs, mas que resolvem uma dor comum de muitos usuários, relacionados a temas x, y, z.
Então para fechar trago a reflexão: as lideranças passaram a buscar a humanização na IA, pois treinamos os humanos para a linha de produção e padronização de atendimentos. Se passarmos a fazer o oposto e alinhar IA com o humano, teremos experiências 100% personalizadas e pessoalizadas unindo o melhor da tecnologia com a capacidade cognitiva humana.
Logo, trarei mais insights que me chamaram a atenção no relatório.
Gerente de Operações | Gerente de Sucesso do Cliente | Gerente de Experiência do cliente | Growth | SaaS
10 mÓtima reflexão Matheus Santil, principalmente quando se trata da experiência do cliente não basta ter, é preciso ser efetivo e gerar satisfação.
Especialista em Construção de Jornadas | Customer Experience | Gestão de Relacionamento e Atendimento ao Cliente | Community Manager Conexão CX
10 mQue ótimo é saber a opinião de outras pessoas, Matheus Santil De fato, pra quem lida com a responsabilidade da eficiência das jornadas de atendimento do cliente (que é o meu caso) é um baita desafio ler artigos e discutir sobre o tema, nos dias de hoje. Obrigado pela sua contribuição. Espero que possamos trocar mais sobre o assunto
Diretora Inteligência nos Negócios e Analytics. Top Voice LinkedIn 3x: 1. Habilidades Analíticas, 2. Experiência do Cliente e 3. Analítica de Dados. Whatsapp Revie 11 95583 7230
10 mOlá Matheus Santil trouxe pontos muito relevantes. Sobre: os clientes esperam que as empresas antecipem seus problemas. Trabalhar a inteligência de clientes preditiva, ou seja, com visão de futuro e com essa capacidade de antecipar problemas vem trazendo resultados também. Nesse sentido, técnicas como segmentação e personas ajudam muito se bem implementadas com processo e metodologia. Trabalhando com vários clientes em Inteligência e Dados, vejo que a IA ajuda a resolver, mas não é protagonista. Obrigada por compartilhar.
LinkedIn Creator | Desenvolvedor Front-end | React.js | Next.js | Typescript | Javascript | Jest | Storybook | Creator do Curso Front-end do Bem e da Turminha duFront
10 mMatheus Santil ótimo materIAl 👏👏👏