IBRAM promove seminário para debater gestão de barragens de rejeitos

Evento no auditório da FIEMG contará com lançamento da versão em português dos guias de boas práticas e mineração da Mining Association of Canada (MAC)

Renomados palestrantes nacionais e internacionais estarão reunidos em Belo Horizonte (MG) para debater as boas práticas relacionadas à gestão das barragens de rejeitos na mineração. O encontro, promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) no dia 25 de abril no auditório da Federa- ção das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), faz parte das comemorações dos 40 anos de atuação do Instituto. Durante o seminário serão apresentadas as principais técnicas, tendências e tecnologias relacionadas ao assunto. Na ocasião, serão lançadas as versões em português dos Guias da Mining Association of Canada (MAC) sobre gestão de rejeitos na mineração, produzidos pelo IBRAM.

Para Rinaldo Mancin, Diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM e moderador do debate que será realizado durante o evento, o mundo tem vivenciado uma tomada de consciência coletiva, por meio da qual as empresas passaram a demonstrar comprometimento voluntário com a melhoria contínua do desempenho em gestão dos processos. “A busca por eficiência no uso de recursos naturais não renováveis e a necessidade de ampliar a competitividade têm modificado as estruturas corporativas das empresas, criado novas formas de relacionamentos com os atores e partes envolvidas, disseminado novas práticas sustentáveis nos processos produtivos e nas cadeias de suprimento e incentivado o desenvolvimento científico e tecnológico. Essas reações resultam na transição para meios de produção mais sustentáveis”.

Guias da MAC sobre gestão de rejeitos na mineração

Os guias surgiram de uma iniciativa de fortalecimento da reputação da indústria mineral no Canadá, por intermédio da melhoria de desempenho nas áreas de responsabilidade socioeconômica e ambiental. Em busca de uma melhoria contínua de desempenho, resultados transparentes para comunidades e gestão eficiente de risco, a Mining Association of Canada (MAC) passou a exigir, em 2004, que todas as suas associadas aderissem às regras contempladas nos guias, desenvolvidas por meio da ferramenta Towards Sustainable Mining (TSM).

A aplicação da TSM engloba seis protocolos: relações com comunidades e grupos indígenas; gestão e planejamento de crises; saúde e segurança do trabalho; gestão e conservação da biodiversidade; gestão de barragens de rejeitos e uso de energia e gestão de emissões de Gases de Efeito Estufa. Para estimular as empresas brasileiras a adotarem as diretrizes e implementarem a TSM em suas operações, o IBRAM, em parceria com a MAC, produziu a versão em língua portuguesa dos Guias.

O Diretor-Presidente do IBRAM, Walter Batista Alvarenga, acredita que o Instituto, por meio do lançamento dessas publica- ções atuará como “agente multiplicador, indutor e também certificador da sustentabilidade de seus associados”. “Esse é um grande passo, já que os protocolos são reconhecidos mundialmente como uma das mais eficientes ferramentas para a gestão de riscos associados a barragens de rejeitos no setor mineral”.

 As publicações são: “Manual de Operação, Manutenção e Supervisão para Instalações de Rejeitos e Água”; “Um Guia de Auditoria e Avaliação da Gestão de Instala- ções de Rejeitos” e “Um Guia para Gestão de Instalação de Rejeitos”.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

• 14h às 14h10 – Palestra de abertura: Walter Alvarenga, Diretor-Presidente do IBRAM • 14h10 às 15h – Lançamento dos Guias da Mining Association of Canada (MAC) sobre Gestão de Rejeitos na Mineração: lançamento da versão em língua Portuguesa - Charles Dumaresq, Vice-Presidente de Ciência & Gestão Ambiental da Mining Association of Canada (MAC) do Canadá.

• 15h às 15h40 – Palestra “Projetos e sistemas de gestão de barragens de rejeitos: uma perspectiva mundial” - Richard Dawson, VicePresidente Senior da Norwest Corporation, Canadá

• 15h40 às 16h10 – Palestra “Projetos e sistemas de gestão de barragens de rejeitos: uma perspectiva brasileira” - Paulo Cella, Consultor da BVP Engenharia.

• 16h10 às 16h40 – Palestra “Novo contexto da gestão de barragens de mineração em Minas Gerais: a visão da SEMAD” - Germano Vieira, Secretário-Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais.

• 16h40 às 17h10 – Palestra “Gestão de barragens de mineração no contexto da retomada das operações da Samarco” - Roberto Lúcio Nunes de Carvalho, Diretor-Presidente da Samarco.

• 17h10 às 18h - Debate técnico “Evoluções na governança e na gestão de segurança de barragens de mineração” - Moderador: Rinaldo Mancin, Diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM. Participantes: Charles Dumaresq (MAC), Richard Dawson (Norwest Corporation), Paulo Cella (BVP Engenharia) e Germano Vieira (SEMAD).

Seminário Gestão de Rejeitos na Mineração: evolução das boas práticas no Brasil e no mundo

Data: 25 de abril

• Horário: 14h às 18h

• Local: Auditório da FIEMG – Avenida do Contorno, 4456, Funcionários Belo Horizonte (MG).

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Luciano Starling Braga

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos