A IE no Desenvolvimento da Empresa - Planejamento Estratégico
O Planejamento Estratégico de uma empresa é a peça chave para à construção de uma empresa sólida e duradoura.
Diz Sun Tzu: [...] Os hábeis guerreiros não encontram dificuldades maiores do que estas nos combates; eles agem de forma que vencem a batalha depois de terem criado as condições apropriadas, eles preveem todas as eventualidades. Conhecem a situação do inimigo, conhecem-lhes as forças, e não ignoram o que podem fazer e até onde podem ir. A vitória é uma decorrência natural desse saber.
Dito isso, agora, é hora de coletar e apurar todas as informações necessárias para implantá-la e ou remodular à instituição, pois toda organização é formada por pessoas, máquinas e equipamentos que tem como objetivo alcançar as metas, traçadas por seus diretores ou donos. Mas, para que isso se cumpra é fundamental planejar as estratégias e os métodos( caminhos) que serão seguidos no percurso para se atingir o objetivo. A essa atividade denominam-se Planejamento Estratégico.
“Assim que as tropas estiverem instaladas, deve-se examinar o perto e o longe, as vantagens e as perdas, o trabalho e o repouso, a diligência e a morosidade. Isso significa que é preciso tornar próximo o que está distante, transformar em lucro as próprias perdas, substituir um ócio nocivo por um trabalho útil, converter a lentidão em presteza”. Sun Tzu
Assim como o Planejamento Estratégico, outra atividade de Inteligência que está começando a ser utilizada nas organizações brasileiras e deverá ser adotada em conjunto com a primeira é a Gestão de Continuidade dos negócios (GCN). A GCN trata do estudo de identificação dos processos (mapeamento de riscos) que dão vida a uma empresa, ou seja, aqueles mais críticos e impactantes. Determinando os requisitos de resiliência e recuperação do seu negócio, mas essa atividade não será tratada minuciosamente dessa vez, ficando para outro momento oportuno, pois a questão aqui é o Planejamento Estratégico.
Definindo a visão e missão do negócio
Visão
É a direção em que a empresa pretende seguir, ou ainda, um quadro do que a empresa deseja ser. Deve refletir as aspirações da empresa e suas crenças, assim uma boa análise de cenário externo poderá facilitar a definição do posicionamento da empresa.
Missão
A declaração de missão da empresa deve refletir a razão de ser da empresa, qual o seu propósito e o que a empresa faz aqui a instituição faz uma introspectiva, avalia qual será a sua contribuição para a sociedade e o porquê de existir.
Analisar o ambiente externo
“Antes de ordenar o acampamento, informa-te da posição de teus inimigos. Analisa o terreno e escolhe o mais vantajoso”. Sun Tzu
Uma vez declarada a visão e missão da empresa, seus dirigentes devem conhecer as partes do ambiente que precisam monitorar para atingir suas metas. É preciso analisar as forças macroambientais (demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, sociais e culturais) e os atores microambientais (consumidores, concorrentes, canais de distribuição, fornecedores) que afetam sua habilidade de obter lucro.
Segundo Tzu, O que põe o governante sábio e o comandante experiente em condições de alcançar vitórias e realizar coisas que estão fora da capacidade de imaginação das massas é a sua visão prospectiva. Assim, para auxiliar nessa atividade a Inteligência Estratégica disponibiliza a Análise da Conjuntura do Mercado.
Uma análise de conjuntura é um retrato dinâmico de uma realidade e permite compreender as relações entre as partes que formam o todo, pois a totalidade é um conjunto de múltiplas determinações, ou seja, é a busca de informações relacionadas com:
1) Demográficas;
2) Mercadológicas;
3) Meio ambiente e Recursos naturais (Natural);
4) Sociais e Culturais;
5) Tecnológicas e Militares;
6) Políticas / legal e
7) Econômicas.
Oportunidades
Um importante propósito da análise ambiental é identificar novas oportunidades de marketing, mercado, clientes e produtos, que em alguns casos são fáceis de identificarem.
Porém, essas oportunidades muitas das vezes poderão está travestidas de ameaças, e nesses casos somente o administrador que estiver subsidiado de informações/conhecimento/ inteligência precisas quanto a esse cenário poderá lograr êxito.
Ameaças
Ameaça ambiental é um desafio decorrente de uma tendência desfavorável que levaria a deterioração das vendas ou lucro, a qual sendo identificada é possível a sua mitigação a fim de se evitar os prejuízos futuros.
Segundo Tzu, se nós conhecemos o lugar e o tempo da batalha que está por vir, então podemos reunir nossas forças de todas as partes. Se não conhecemos nem o lugar nem o tempo, então a ala direita não pode apoiar à esquerda, a esquerda não pode apoiar à direita, a vanguarda não pode apoiar a retaguarda e retaguarda não pode apoiar a retaguarda. Tanto mais, quando as partes extremas da tropa estão distantes uma da outra até cem li e mesmo as mais próximas ainda estão distantes vários li uma da outra.
Assim, deverão ser identificados os pontos fortes e fracos da empresa, com isso Você saberia dizer quais são as qualidades e o que pode ou deve ser melhorado na sua empresa? Esses são os pontos fortes/forças e fracos/fraquezas do seu negócio.
Pontos Fortes e Fracos
Sun Tzu relata que a própria invulnerabilidade está em nossas mãos, enquanto a vulnerabilidade do inimigo está nas do inimigo. O bom combatente pode tornar-se a si mesmo invulnerável, porém tornar vulnerável o inimigo não está em seu poder.
Assim deverá o administrador definir quais os recursos da empresa que são fundamentais para a sua manutenção ou melhorar a sua participação no mercado, a fim de aprimora-los cada vez mais. Da mesma forma, o administrador deverá mapear os processos que podem causar perdas, a fim de mitiga-los ou tratá-los para que se tornem pontos fortes da empresa.
Analisar a situação atual
Depois de identificados os pontos fortes e pontos fracos e analisadas as oportunidades e ameaças, pode-se obter a matriz FOFA (fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças) ou SWOT (strengths, weaknesses, opportunities e threats). Inclua os pontos fortes e fracos de sua empresa, juntamente com as oportunidades e ameaças do setor.
Definir objetivos e Metas
São elementos que identificam de forma clara e precisa o que a empresa deseja e pretende alcançar. A partir dos objetivos e de todos os dados levantados acima, são definidas as metas.
As Metas existem para monitorar o progresso da empresa. Para cada meta existe normalmente um plano operacional, que é o conjunto de ações necessárias para atingi-la, toda meta, ao ser definida, deve conter a unidade de medida e onde se pretende chegar.
Formular e Implementar a Estratégia
Até aqui, você definiu a missão e visão do seu negócio e definiu metas e objetivos visando atender sua missão em direção à visão declarada. Agora, é necessário definir-se um plano para se atingir as metas estabelecidas, ou seja, a empresa precisa de uma formulação de estratégias para serem implantadas. Após o desenvolvimento das principais estratégias da empresa, devem-se adotar programas de apoio detalhados com responsáveis, áreas envolvidas, recursos e prazos definidos. Gerar Feedback e Controlar.
À medida que programa sua estratégia, a empresa precisa rastrear os resultados e monitorar os novos desenvolvimentos nos ambientes interno e externo. Alguns ambientes mantêm-se estáveis de um ano para outro. O ideal é estar sempre atento à realização das metas e estratégias, para que sua empresa possa melhorar a cada dia.
Considerações finais
Por meio desse estudo buscou-se demonstrar desde o princípio a necessidade de reconhecer a inteligência estratégica, como uma necessidade para a sobrevivência de uma organização, haja vista que na Era da Informação, ocorre constantes mudanças no ambiente competitivo das empresas, e somente com a obtenção e tratamento da informação, é possível sobreviver, aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças. Conforme foi demonstrado neste estudo, a Inteligência Estratégica não é uma novidade e sim, um método que é utilizado desde os tempos remotos, principalmente, por Sun Tzu, e que até hoje poderá ser o diferencial estratégico para uma organização.
Independente da Visão a ser adotada pela organização, essa deverá ser implantada com observância às peculiaridades de cada empresa, tais como tamanho, volume de recurso financeiro, cultura e etc. A Inteligência Estratégica é um processo crítico, porém necessário ás instituições modernas, uma vez que o mercado atual exige dessas empresas diferenciais competitivos para manter-se na concorrência. E de seus Tomadores de Decisão é exigido resposta rápidas e precisas frente à oportunidade ou ameaças vividas. Porém, caso alguém comece a ler esse documento por este final, deverá se perguntar: como saber qual informação mais precisa para um evento? Saiba que essa resposta foi dada nos capítulos anteriores, no entanto, destaca-se que para alcançar respostas eficazes e eficientes o tomador de decisão precisará está munido de informações relevantes. Destaca-se que para obter esse potencial a organização deverá utilizar todas as ferramentas disponíveis, principalmente, aquelas disponibilizadas pela Tecnologia da Informação. Por fim, após, implantada a Inteligência Estratégica na Instituição essa deverá rever todo o seu planejamento estratégico utilizando essa ferramenta, a fim de remodelar os seus processos em busca de um posicionamento mais real e de um futuro mais próximo e para aqueles que ainda não constituíram as suas empresas, começa com a Inteligência Estratégica, assim você poderá mapear e conhecer todo o cenário que deseja adentrar o que facilitará as suas decisões na hora de planejar o futuro da sua empresa e os objetivos que pretende alcançar.