A Ignorância é Líquida

Enquanto ficamos mais velhos, cronologicamente falando, ficamos mais experientes e isso é natural, faz parte do processo evolutivo das pessoas. Nos tornamos seletivos, mais exigentes com a gente e também com outras pessoas. Passamos a observar e analisar mais, ficamos mais críticos. Isso está acontecendo comigo, não sei com você. Foi essa observação e criticidade que me fez perceber como a ignorância é líquida. É assim na minha visão, a ignorância é valente é onipresente, você não consegue fugir dela, em algum momento você será a próxima vítima de alguém que também é vítima da ignorância.

Como podemos conceituar a ignorância, como identificar e nos livrar dela.  Observa-se que outras tantas perguntas podem ser feitas sobre a ignorância. Entretanto, sabemos que se trata de um adjetivo disfarçado e atribuído aos pseudos oniscientes e onipotentes. Além disso, podemos dizer que a ignorância é atribuída as pessoas pela falta de conhecimento ou a existência de algo ou um acontecimento. Ainda atribuímos a ignorância aos desprovidos de cultura e estudos. Por isso ela é liquida, consegue ocupar todos os lugares, você não terá chances.

Contrário as expressões do parágrafo acima, tenho percebido com frequência a presença da ignorância em pessoas providas de cultura, estudos e bons costumes, aparentando possuir conhecimento sobre todas as coisas que acontecem a sua volta. Por fim, também percebo a presença da ignorância em pessoas poderosas da iniciativa privada e em quem trabalha no setor público sem generalizar em ambos os casos.

O advento das redes sociais e as fake news, transformou as relações humanas aproximando e distanciando pessoas queridas.  A internet criou os juízes de plantão, que julgam e condenam qualquer pessoa que pense ou faça algo contrário à sua linha de pensamento. Em muitas salas de trabalho a atmosfera é insalubre, pois, percebe-se a presença do espírito da ignorância, inclusive dos líderes, causando estrago nas relações interpessoais.

Para se ver livre das mazelas que este mal pode lhe causar, sugiro que você respire fundo e ignore o mau humor, a soberba, as críticas e tudo aquilo que está a sua frente que pode afetar a sua serenidade, finja que não está vendo nem escutando. O olhar de paisagem também é recomendado pois desequilibra o usuário da ignorância.

Por fim, 2020 será um ano político para a cidade que você reside, trabalha e cria os seus filhos. Será um ano muito líquido, aproveite para renovar ou eliminar a ignorância que te governou nos últimos quatro anos.

Pense nisso. Hoje.

Lucineia Rosa

certificado pelo Via Rapida | Senai, ourinhos

4 a

Fato, muito bem colocado.

Muito boa colocação. Posso complementar que, sendo mais "experimentados" com o passar dos anos, sentimos o cheiro desse "líquido", de longe.

Dulce Delboni Tarpinian

CEO | Mais de 1.000.000 beneficiários da Saúde atendidos de maneira Humanizada e Resolutiva!

4 a

Sim Clóvis Delboni em algum momento também somos vítimas da ignorância líquida! Parabéns pelo texto.

Maria Angela Tavares de Lima

Pós graduação em Administração de Mkt | INPG

4 a

Excelente texto!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Clóvis Delboni

  • A Ignorância é Líquida

    A Ignorância é Líquida

    Enquanto ficamos mais velhos, cronologicamente falando, ficamos mais experientes e isso é natural, faz parte do…

    1 comentário
  • Startups - Empreendedores Inovadores do Brasil

    Startups - Empreendedores Inovadores do Brasil

    O leitor mais atento já observou que as Startups têm surgido em quase todas as mídias quando a leitura está relacionada…

    2 comentários
  • A qualidade e o consumo consciente

    A qualidade e o consumo consciente

    Os brasileiros obtiveram grande vantagem nos últimos anos em relação ao poder de compra. A economia, a sua maneira e…

    3 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos