A Ignorância é Líquida
Enquanto ficamos mais velhos, cronologicamente falando, ficamos mais experientes e isso é natural, faz parte do processo evolutivo das pessoas. Nos tornamos seletivos, mais exigentes, com a gente e também com outras pessoas. Passamos a observar e analisar mais, ficamos mais críticos. Isso está acontecendo comigo, não sei com você. Foi essa observação e criticidade que me fez perceber como a ignorância é líquida. É assim na minha visão, a ignorância é valente é onipresente, você não consegue fugir dela, em algum momento você será a próxima vítima de alguém que também é vítima da ignorância.
Como podemos conceituar a ignorância e, como identificar e nos livrar dela. Observa-se que outras tantas perguntas podem ser feitas sobre a ignorância. Entretanto, sabemos que se trata de um adjetivo disfarçado e atribuído aos pseudos oniscientes e onipotentes. Além disso, podemos dizer que a ignorância é atribuída às pessoas pela falta de conhecimento ou a existência de algo ou algum acidente histórico. Ainda atribuímos a ignorância aos desprovidos de cultura e estudos. Por isso ela é liquida, consegue ocupar todos os lugares, você não terá chances, não vai conseguir se livrar dela.
Contrário as expressões do parágrafo acima, tenho percebido com frequência a presença da ignorância em pessoas providas de cultura, estudos e bons costumes, gente bem-criada, aparentando possuir conhecimento sobre todas as coisas que acontecem a sua volta. Por fim, também percebo a presença da ignorância em pessoas poderosas da iniciativa privada e, em quem trabalha no setor público, sem generalizar em ambos os casos.
O advento das redes sociais e as fake news, transformou as relações humanas, aproximando e distanciando pessoas queridas. A internet criou os juízes de plantão, que julgam, cancelam ou condenam qualquer pessoa que pense ou faça algo contrário à sua linha de pensamento. Em muitas salas de trabalho a atmosfera é insalubre, pois, percebe-se a presença do espírito da ignorância, inclusive dos supostos grandes líderes, causando estrago nas relações interpessoais.
Para se ver livre das mazelas que este mal pode lhe causar, sugiro que você respire fundo e ignore o mau humor, a soberba, as críticas e tudo aquilo que está a sua frente que pode afetar a sua serenidade, finja que não está vendo nem escutando. O olhar de paisagem também é recomendado, pois desequilibra o usuário e portador da ignorância.
Recomendados pelo LinkedIn
Neste ano, iremos exercer a nossa cidadania eleitoral, vamos fazer as escolhas daqueles que conduzirão a sua vida, aí na sua cidade, então, se você errou nas escolhas do passado, iludido pela ignorância travestida de bom moço, a hora da correção está chegando.
Por fim, se você está na plenitude do desenvolvimento humano, conseguindo identificar os males que este líquido pode fazer para você, não hesite, tome decisões, identifique um ambiente seco onde você poderá trafegar com as suas habilidades e comportamentos sem o risco de se molhar, sem o risco de também se tornar ignorante.
Pense nisso. Hoje!
Clóvis Delboni
Diretora de TI | Estrutura Dinâmica | Estratégia e Inovação em Tecnologia para Call Center
7 mVerdade!