IMÓVEIS EM ALTA COM A QUEDA DOS JUROS
Como venho falando em meus últimos textos, o mercado imobiliário vem dando claros sinais de uma retomada, aliada à recuperação da economia.
Ontem, o Banco Central reduziu em mais um ponto da taxa Selic (agora em 11,25%), mantendo o consenso entre os economistas de que ela deverá chegar ao final de 2017 no patamar de 8,25%.
O jornal O Globo desta 2ª. Feira, dia 10, publicou uma extensa matéria intitulada “Redução nos juros pode estimular apetite por imóveis”. Na matéria, o jornal destaca alguns pontos que julgo interessante compartilhar com meus amigos:
- A redução da taxa Selic de ontem e a perspectiva de mais reduções ao longo do ano, significam que a renda fixa perderá atratividade.
- Como opção o jornal indica o investimento em ações, abertura de um novo negócio ou o investimento em imóveis.
- Economistas entrevistados pelo jornal acreditam que este movimento de retorno para os imóveis deverá resultar na elevação dos preços do setor já no início do ano que vem.
- Além disso, continua o jornal, com a queda do rendimento da renda fixa, poderá haver uma migração para a caderneta de poupança cujos recursos são usados pelos bancos para o financiamento habitacional. Ou seja, já no segundo semestre devemos ter mais recursos para o crédito imobiliário.
- O Banco JPMorgan fez uma análise recente sobre o elevado estoque na carteira das construtoras com vendas realizadas com significativos descontos. Porém, com a esperada melhora da economia no segundo semestre devemos esperar por uma significativa redução no nível dos descontos.
- Como tem havido poucos lançamentos e com o baixo ritmo de vendas até o momento, a tendência é de que faltarão novas unidades daqui a um ano. E, com a falta de oferta e a demanda crescente, os preços podem subir.
- Obviamente não será aquele forte aumento que vimos nos anos anteriores à crise. Mas, com certeza aqueles que adiarem a compra do seu novo imóvel, podem perder excelentes oportunidades e não irão comprar o imóvel que querem.
Lembre-se de que o segredo do sucesso de uma negociação é de estar pronto para agir quando as oportunidades surgem. Uma oportunidade perdida pode não voltar mais.....