A Imortalidade: Um Negócio?
Bom dia
Fui convidado pelo Linkedin para iniciar publicações diversas .
Tenho um ponto de vista que continuarei a explorar , mas com variações de minhas publicações habituais em meu blog : trasicaobrasil.blogspot.com .
Espero que apreciem meus eventuais leitores .
Dito isso : Que iniciem os Jogos ( Perdão , não deu para evitar ...!)
Tenho um agenda ( de papel , smartphone no momento para mim , inviável ) no qual escrevo rascunhos do que acredito ser interessente para outros , eventualmente alem de mim .
Olhando a agenda agora , vi que tinha algo escrito sobre um tema apaixonante : a Eternidade . Quem não quer viver para sempre? Não por acaso música-tema de um classic movie dos 80's : Highlander.
Acredito que todos já pensaram nisso ao menos uma vez . Quiçá várias ....
Google há certo tempo divulgou que há direcionamento objetivo de pesquisas para a ' Extensão de Vida ' , e também divulgou seu objetivo digamos , final : 500 anos em média ....ora é um bom tempo não acham meus caros ? Mas....as particularidades:
- A Extensão é em si um método Malthusiano?
- É dirigível ou seja seguirá uma ' lógica de Mercado ' ? Produto versus Demanda x Procura ?
- Qual a probabilidade de serem realísticas tais pesquisas , sim plural pois não somente uma mas várias organizações as fazem no momento
- Qual será o método experimental desse ' conjunto ' de experimentos ?
Sou um grande fã de Alvin Toffler , apaixonado por Sociologia e Antropologia pois Ciências - Fim para a compreensão do que somos , onde estamos e para onde vamos. Em seu primeiro livro o " Choque do Futuro " 1970 já avisava que sem o uso sistemático de ' instrumentos de moderação ' nada " sairia " de positivo da intensa modificação em toda a tessitura de nossa Sociedade(?) na qual estamos desde o fim da Segunda Grande Guerra . Toffler identificou o problema desde o início : Progressão sem Orientação pouco resultado fará . Apesar de não divulgar , expressamente em seus 3 livros sobre ' Choque .." essa é a realidade : Toda Progressão segue uma lógica ' pessoal ' dissociada da realiidade íntima de um coletivo na qual estamos que pouco ou nada de Reflexão faz ( mesmo porque quem sobrevive para ' viver ' em certos momentos , quando pensa , pensa com resultados ) de uma " Situação Geral " .
Situação Geral - Cosmos em sua nova encarnação com Tyson apresentando ( Muito bem por sinal , e inclusive recomendo um vídeo no qual ele responde à um infante sobre o famoso " Sentido da Vida " ... ) , nos informa que nossa Sociedade já deveria ser drasticamente ' diferente ' vide os Papers sobre o uso significativo de Energia Solar que datam do Séc XIX e com experimentos reais...nada novo é sob a face de nosso planeta azul ....tudo já foi pensado antes e tentado , no limite da tecnologia de seu tempo e aí , nesse ponto voltamos à Eternidade !
Eternidade . Sendo um elemento de pensamento abstrato ' buscado ' desde o princípio de nossa Civilização " pareçe " agora , físico , real ....mas para quem?
Os elementos a serem considerados para tal " salto " são " informados por Macgregor em ' Anjos e Demônios ' - meditação , controle , pensamento e ação . Sobre ele o fala abertamente considerando que sua fala estava dentro da lógica da Igreja Católica. Mas se , descartarmos as ' origens ' , sejam elas Espirituais , ou seguindo Ideologias diversas temos a pergunta : É um négocio que deve ser iniciado de fato ?
Elysium trata da questão ao se referir aos " Privilegiados " ....tal economia que advém da ' Eternidade ' deve de fato existir ?
Eternidade , uma moeda - O preço do Amanha trata disso ao nos ' transformar ' ( será ? ) em aniquiladores uns dos outros por uma " ninharia " alguns momentos a mais para " aquela realidade " . Se assistiram o filme sabe do que falo...so há a fuga , fuga ...tal qual a queremos hoje , agora . Quem não quer " para tudo , quero descer ? " Quem ?
Eternidade , uma persguição - O Moto Perpétuo , uma ' existência " perseguida desde o princípio : quem o detém , controle terá . Controle para quem ?
Eternidade , Controle - Sociedades ' obedeçem ' a preceitos comuns , válido para todos , Eternidade subverte isso .
Ante essa ' reduzida argumentação ' , pode a Eternidade ser um Negócio ?
Agradeço à todos pela eventual gentil leitura dessas parcas palavras .
Meus Caros , até
Att
Cristiano Costa