IMPACTO DO AUTOCONHECIMENTO NA VIDA E CARREIRA
Hoje em dia existe uma tendência, ou mais, uma necessidade de desenvolvermos uma escuta empática em relação as pessoas do nosso convívio, tanto pessoal quanto profissional, quando se trata de relacionamento interpessoal. Todos estão precisando de acolhimento, de suporte.
Entendendo como empatia a capacidade de se colocar no lugar do outro, como se fosse o outro. Mas, se colocar no lugar do outro não significa apenas entender as suas palavras e comportamentos. Significa buscar entender o que gerou estes comportamentos, quais as emoções que estão por detrás. Entender o “não dito”.
Porém, antes de buscar entender o funcionamento dos outros é primordial que busquemos entender o nosso próprio comportamento, nosso jeito de pensar, sentir e agir. Somente a partir deste “autocuidado” é que poderemos olhar para o outro.
Existem diferentes metodologias e ferramentas no mercado que se pode lançar mão como ponto de partida para um processo de desenvolvimento humano.
Eu particularmente utilizo em meus processos de coaching duas metodologias que considero bastante eficazes:
MPP - Maturidade Emocional Pessoal e Profissional – que nos ajuda a entender como lidamos com a Inteligência emocional em suas quatro áreas (autoconsciência, autogerenciamento, consciência social e gerenciamento social).
Eneagrama – Nos ajuda a reconhecer o nosso tipo de personalidade, padrões de comportamentos; a entender a motivação que está por trás das ações, as crenças e as estratégias inconscientes por trás das decisões.
Com base nestes insumos, fica mais fácil e consistente traçar um plano de desenvolvimento dos nossos gap´s em busca de nos tornarmos a nossa melhor versão (pessoal e profissional).
Se interessou pelo assunto e quer conhecer um pouco mais? Gostaria de entender onde e como este processo pode te ajudar? Vamos marcar uma conversa de cortesia.
Entre em contato.