Por que fazemos o que fazemos?
O autoconhecimento é caracterizado como o processo de nos tornarmos consciente de quem somos, o que nos constitui, quais são as nossas características mais marcantes, os nossos gostos, nossas inclinações, os padrões de comportamento e as emoções vivenciadas, o reconhecimento dos próprios limites e a identificação de quais são as melhores decisões a serem tomadas na vida.
O ato de nos conhecermos ajuda no controle das emoções, tanto negativas quanto positivas. Ao regular as nossas emoções, amenizamos problemas de autoestima, ansiedade, frustração, impulsividade, agressividade e instabilidade emocional, no âmbito pessoal e profissional.
Olhar para nós mesmos ajuda sabermos quais são os nossos pontos fortes e fracos; o que diminui o nosso desempenho profissional e como podemos atuar de forma inteligente sobre eles; como trabalhar de forma eficaz mesmo em situações de pressão e estresse; como gerir as emoções de modo inteligente e usá-las a nosso favor; como nos adaptarmos a diferentes situações; a desenvolver a autoconfiança para nos tornarmos profissionais mais influentes e conquistarmos nossos objetivos.
O processo do autoconhecimento é uma construção diária, acontece de modo particular para cada pessoa, não apresenta somente aspectos positivos, não é um processo simples e indolor, mas é essencial para sabermos quem fomos, quem estamos nos tornando e quem queremos ser.
Alguns exercícios que funcionaram para mim foram escrever a minha autobiografia e linha do tempo, fazer terapia com uma psicóloga da abordagem cognitivo-comportamental, fazer testes de perfil comportamental, desenhar o meu swot, ikigai,e plano de voo.
Aproveito para também indicar a leitura do livro “Por que Fazemos o que Fazemos? - Aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização” do filósofo e educador Mario Sergio Cortella, onde são abordadas questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade a si e ao emprego.
Tire também alguns minutos para refletir sobre essas questões:
Recomendados pelo LinkedIn
O que te trouxe até aqui?
Quais são as suas características mais marcantes?
Que atitude negativa precisa mudar?
O que ama fazer e pode fazer profissionalmente?
Como pode contribuir com o mundo?
O que precisa fazer para ser uma versão melhor de si mesmo?