Impermanência é a chave para a liberdade.
Quando crescemos; percebemos que uma das únicas certezas da vida é a impermanência.
Tudo muda o tempo todo, para todos. Podem ser pequenas mudanças, grandes e até mesmo revoluções.
O certo é que mesmo quando achamos que temos todo o controle do mundo, a vida te desafia de uma maneira certeira e pode tirar de você todo o controle que você julgava ter.
A vida é dinâmica e traz ensinamentos. É preciso estar atento à escola que nos candidatamos quando aceitamos a aventura que é viver.
Somos ensinados a pensar que se fizermos tudo corretamente os lucros, ganhos e certezas aparecerão como mágica. Igual ao um jogo quando atingimos um novo patamar e somos presenteados com novas vidas e riquezas. Mas isso é no jogo, não é na vida.
E a vida mostra que não existem regras, caminhos a seguir mas que o caminho inicial e final é o mesmo para todos.
Somos tão habituados a achar que o caminho é igual para todos que adotamos verdades universais como: Vivermos muito até morrermos velhinhos. Que nos apaixonaremos jovens e estaremos sempre prontos para o caminho do sucesso, acreditamos até nos contos de fada. Mas vida faz a sua aparição; muda a regra quando menos esperamos e nos lança no vazio para entendermos que não temos controle algum.
E quando vemos alguém jovem partir, ou perdemos amigos, amores e trabalhos nos desesperamos porque nos damos conta da impermanência da vida e da nossa vida como achamos que ela é. Nesse caso só nos resta a fé para não sucumbir ao desespero.
Recomendados pelo LinkedIn
Esse pensamento já me tirou o sono e criou muita ansiedade algumas vezes. Sou controladora. Porém depois de ver minha vida imaginada ser atropelada tantas vezes pela vida real, comecei a entender que certo mesmo é se entregar a aventura de viver.
E quando falo viver é ser você mesma em plenitude. Estar presente, abraçar, beijar, celebrar, brigar, perdoar, dançar, cantar, fazer o que te faz feliz e principalmente AMAR. O importante é é saber que aproveitou mesmo que tenha sido um dia ruim.
E acredite, os dias ruins depois de algum tempo tomam outras perspectivas. Servem para ajustar as nossas lentes, servem de ensinamento para uma nova versão sua mais forte, mais você e mais pronta para viver.
Entre a vida e morte existe uma única palavra AMOR. Escreva vida e morte continuamente e a palavra amor está lá:
VIDAMORTE
Não é fácil aceitar as mudanças e perdas. É devastador se ver sem nada. Já tive alguns momentos assim mas não troco quem sou hoje depois das vivências que tive. Sinto que não seria eu de maneira completa e até posso, quando me perguntam, falar que sobrevivi e aprendi a viver de outras maneiras. Não melhor ou maior mas do meu jeito.
Viver a impermanência e o momento presente é um exercício muito difícil quando nos damos conta que todas as chaves para a nossa segurança podem não estar conosco um dia. Mas quando eu entendi que só temos o dia de hoje e que posso aproveitar com todas as pessoas que estão comigo nesse momento; encontrei a chave para a liberdade.
Por isso viva o presente plenamente e deixe a vida acontecer! Viver e amar são a resposta!