Comparação aquele inimigo disfarçado de amigo
Sou uma pessoa competitiva. Gosto de me desafiar e ganhar. Isso é um propulsor mas como tudo na vida tem que ter uma medida certa.
E, por muitas vezes, pela sede de ganhar e de competir, perdi a medida, exagerei e me perdi.
E é sobre esse local de perda ou o sentimento de perder algo que quero falar. Porque é nesse local que vem um dos hábitos que pratico e que mais me castigo. O hábito de me comparar com as pessoas.
Comparação nos ajuda a identificar possíveis melhoras, estratégias e mostra novos caminhos ou formas a seguir e quando usamos essas informações nos levamos a lugares melhores. Porém, quando usamos a comparação e esquecemos de olhar as histórias com profundidade, podemos cair em armadilhas.
Armadilhas essas que nos colocam em lugares menores, sem sucesso, sem ganhos. E isso é ruim demais! Eu confesso que sou frequentadora dessa situação com frequência e que quem mais me ajudou a entender que isso não vale a pena foi a terapia!
Me lembro que quando comentei do meu sentimento de sentir que não estava indo tão bem na vida, que não tinha conquistado tantas coisas, tive uma pronta e certeira resposta: Não devemos nos comparar a ninguém!
Recomendados pelo LinkedIn
Depois dessa resposta vieram reflexões poderosas:
Tenho pensado muito sobre isso nos últimos dias. Tenho de fato visto que essa competidora que mora em mim e seu hábito de comparar precisa ser revisto e preciso acolher com mais carinho a minha história.
Tenho coisas a melhorar? Sempre! Mas tenho que reconhecer cada queda que tive e que sem elas talvez eu não teria aprendido tanto. Por muitas vezes é duro se manter positiva. A vida não ajuda. E nessa hora, precisamos nos dar colo. Não para passar a mão na cabeça e nos vitimar mas para ter um tempo para respirar e resgatar o nosso cuidado e amor próprio.
Escrevo para dividir com você que ao se comparar a gente se imobiliza e acaba não dando valor a sua história. E isso é uma super perda de tempo. Se estamos aqui é porque temos importância e podemos escrever a nossa história da melhor maneira e com muito amor. Não perca tempo se comparando e se torturando.
Esse texto é também um agradecimento a todos os terapeutas que se devotam a ajudar a gente a enxergar e se ver com olhos amorosos. Um agradecimento repleto de amor e respeito por todos vocês que nos fazem melhores, sempre!