Implantação de ERP, a preço fixo... alguém vai sair perdendo
Após uma rápida conversa inicial, uma pequena apresentação da Consultoria, uma caminhada pela empresa cliente, um cafezinho para descontrair... tudo caminhando muito bem, até que o cliente faz a famosa pergunta:
Mas quanto vai custar, implantar o SAP?
Olha, - respondo - pelo que conversamos, pelo que eu vi, pela minha experiência, e tudo o mais, e tal, e tal... acredito que levaríamos uns 3 a 4 meses de implantação, mais um mês pra acompanhamento... duas reuniões por semana, equipe de BackOffice pra desenvolvimento e suporte... podemos fechar 6 meses de serviço, de R$ 6.800 por mês. E fazer o GoLive no início do 5º mês. Fora as licenças.
OK, responde ele, está fechado, mas vamos pagar a vista, o preço fechado, R$ 40.800,00, e vocês entregam o projeto rodando, com tudo o que conversamos. Ok?
Hum, desculpe, não trabalhamos com preço fechado.
Por que não a preço fechado, escopo fixo?
São muitos os motivos pra um projeto ter um custo diferente do previsto... tanto do cliente, quanto da consultoria.
Em um cliente específico, tivemos que instalar o servidor do SAP 3 vezes, pois o servidor que o cliente disponibilizou deu problema 3 vezes...
Em outro cliente, um supervisor financeiro adorava ficar conversando em reunião, levantar pontos que não eram importantes mas que geravam discussões, ficava saindo da reunião para atender ao celular, e quando voltava, queria retomar tudo.
Enfim, diversos são os motivos para um projeto atrasar, por culpa do cliente.
E por culpa da consultoria também... consultor que tem problema com notebook, consultor que é enviado ao projeto, sem saber o que está acontecendo direito, consultor que vai em um cliente, e fica resolvendo remotamente problemas de outros clientes... enfim
Mas algumas Consultorias fazem a Preço Fixo
E não sei o segredo, mas acredito que elas devem jogar uma margem maior do que o necessário, para em casos de imprevistos, terem margem pra queimar.
E se passar muito do previsto, vão chegar para o cliente, e explicar a situação, e pedir mais dinheiro... explicando os motivos, claro.
Ou seja, se tudo for bem, a consultoria cobrou a mais, e saiu ganhando... se alguns problemas aparecerem, a margem cobre... e se muitos problemas aparecerem, a Consultoria vai cobrar a mais.
A Solução
Da mesma forma que uma empresa contrata um funcionário, sem saber se ele vai render o que se espera, deve contratar uma consultoria, mas com certeza de ter feito a lição de casa, ou seja, pesquisando sobre a consultoria, seus projetos anteriores, ligando em vários clientes, entendendo quais foram as dores do projeto, o que ajudou, o que atrapalhou, pedindo para conhecer a equipe de implantação, fazendo perguntas específicas, e por aí vai.
Na LAB1, temos um formato diferenciado de trabalho junto a nossos clientes, que nos garante termos bons resultados junto aos mesmos.
---
Para saber mais sobre este ou outros projetos, ou saber como podemos ajudar a sua empresa a Fazer Melhor com SAP, entre em contato conosco:
LAB1 Consultoria Ltda - 0800 602 2092
Planejamento empresarial e formação de negócios
3 aUm bom trabalho na pré-venda, com um bom consultor/vendedor, pode gerar um entendimento mais próximo sobre a necessidade do cliente, e também pode direcionar o escopo correto para o projeto. Implementações com altos níveis de customização indicam um desvio de propósito, e acabam gerando custos adicionais ao projeto (tanto para o cliente como para a consultoria). Ambos modelos são aceitos, desde que bem trabalhados.
Projetista de estruturas metálicas
5 aConcordo! Alguém vai sair perdendo! Não existe receita pronta e instantânea. ERP sem customização poderá gerar até prejuízos!