A importância da comunicação organizacional

A importância da comunicação organizacional

Atualmente, a importância da comunicação tem atraído a atenção de muitas organizações e executivo, mas a necessidade de estreitar laços de comunicação entre pessoas que convivem com alta frequência não é novidade.

Contudo, embora pensamos que sabemos nos comunicar bem, sempre nos surpreendemos quando tentamos identificar a retenção da comunicação.

Dentro das empresas, os processos de comunicação devem acontecer através de algumas ferramentas formais (como nosso jornal e nossos quadros de avisos). Porém, é a comunicação oral que se torna o principal foco.

Não que os outros não sejam importantes ou sejam menos importantes. Mas, para garantir que a informação flua e permita a todos estarem alinhados com o que se espera e onde se planeja chegar, é necessário que o contato humano persista e seja o ponto principal.

JÁ DIZIA O VELHO GUERREIRO: QUEM NÃO SE COMUNICA SE ESTRUMBICA

Para isso, é necessário que saibamos ouvir e nos colocar de maneira adequada, para não criarmos transtornos ou interrupções que façam o orador se perder. Nada complicado ou que a educação que já utilizamos em condições sociais não supra.

Precisamos nos esforçar mais para sinalizar problemas, para ouvir opiniões e para saber que, se não falarmos, não saberão o que pensamos.

Valorize as oportunidades que você tem de participar, de falar, de dar sua opinião. Estreite seus laços de comunicação e preocupe-se com isso, pois desse modo é que conseguimos nos aproximar uns dos outros e garantir que as informações não sejam sussurros ou boatos, que tantas vezes podem gerar confusões.

Lembre-se sempre: quem não se comunica, se estrumbica.

Leia mais em nosso site: www.renoveconsutoria.net.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos