A importância da educação continuada para o profissional

A importância da educação continuada para o profissional

Sabe-se que com o avanço contínuo das novas tecnologias, as empresas são provocadas a se reinventarem e inovarem na forma que conduzem o seu negócio, porém essa necessidade de mudança não está atrelada apenas a quem busca fazer negócio, mas, também, para os profissionais que buscam se especializar continuamente para poderem colaborar ativamente junto as empresas.

A educação continuada é uma prática que consiste no desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores para o aperfeiçoamento das suas habilidades, maior visão da realidade que estão inseridos e que visa na constante construção do conhecimento. Essa prática deve ser motivada aos profissionais por suas empresas para que estejam, cada vez, mais preparados para quaisquer desafios que possam surgir no ambiente de trabalho. O profissional que passa pelo treinamento ou reciclagem institucional consegue exercer com melhor aproveitamento sua função, facilidade na identificação de oportunidades organizacional, aumento da produtividade e ganho na qualidade do processo de trabalho.

Para tanto, o processo educativo continuado além de aumentar a eficiência das organizações, também aumenta a satisfação do profissional que por sua vez se senti confiante em exercer as tarefas diárias de sua função e valorizado pelo reconhecimento do seu trabalho. A melhoria das condições de trabalho, a interação da equipe com a instituição, o aperfeiçoamento, atualização e aprimoramento refletem diretamente no bom desempenho dos colaboradores. Além de permitir para as empresas o fortalecimento, dentre os treinamentos, a cultura organizacional nos seus colaboradores para que seus objetivos estejam sempre conectados aos da organização. Visto que a cultura organizacional é tudo aquilo que envolvem as rotinas das empresas e funcionam como diretriz que guiam o comportamento e mentalidade dos seus profissionais, ou seja, tais como suas práticas, símbolos, hábitos, valores, normas, crenças e entre outros. Apesar da cultura de uma empesa ser moldada constantemente por cada membro que entra para o time, quem ditará o sentido que a organização estará indo, são os indivíduos de maior influência. Logo a cultura organizacional e liderança caminham sempre juntos e devem ser praticadas dentro da organização na obtenção de um ideal comum.

Portanto, o profissional capacitado e mais preparado para exercer eficazmente seu trabalho permite a organização conquistar rapidamente seus objetivos. Além do ganho de produtividade, a educação continuada possibilita um ambiente organizacional satisfatório para os seus colaboradores que são motivados a se qualificarem na conquista das melhores colocações dentro da empresa. Do mesmo modo, a empresa se beneficia com o fortalecimento organizacional por meio dos valores compartilhados pelos seus membros por meio da cultura organizacional que são as características chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos e a imortalidade, isto é, a empresa estará sempre preparada para as mudanças que possam surgir com os avanços das novas tecnologias. 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos