A importância da educação financeira
Nas últimas semanas vimos uma discussão nas redes sociais protagonizada por dois gigantes do mercado financeiro. Mas não, não é sobre isso que quero falar. O fato é que toda essa polêmica me fez pensar na importância da educação financeira. Afinal, uma pessoa financeiramente educada saberia o mínimo sobre as diferenças de investimento, seja para fazer suas próprias aplicações, seja para escolher o melhor corretor.
Uma pesquisa realizada no final de 2019 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que 66% dos brasileiros estão endividados. Lógico que esse número representativo vem de uma junção de fatores, como desigualdade social, desemprego, etc. Mas o que poderia ajudar esses brasileiros a amenizar de alguma forma esses números seria uma educação financeira desde cedo. Porém essa ainda é uma das principais lacunas na formação escolar.
A nova Base Nacional Comum Curricular já tem como uma das suas diretrizes a educação financeira. No entanto, deve levar alguns anos até esse ensino refletir de alguma forma nos indicadores do Brasil.
E isso é também uma das preocupações do Amigo Edu, afinal, somos uma empresa responsável, que pensa nos reflexos dos seus produtos. Por isso, nossos alunos têm acesso a um curso gratuito de educação financeira. Para que ao menos assim, ao entrarem no mercado profissional e adquirirem independência financeira, eles já tenham uma relação saudável e descomplicada com o dinheiro.
Essa é apenas uma pequena parte do que estamos fazendo em prol da educação. Mas com a certeza que ainda vamos fazer muito mais.