A importância da empatia no ambiente de trabalho.
A vida é uma só, porém com diversas esferas. Viver a vida é viver em coletividade, nossa vida é feita de relacionamento humano. Convivemos com diversas pessoas diariamente, e cada pessoa tem sua história, habilidades e experiência de vida. No ambiente de trabalho criamos uma espécie de vínculo "familiar" com nossos colegas, onde conseguimos identificar características de personalidade, ambições, formas de pensar e agir e muitas vezes presenciamos momentos de turbulência e dificuldade. Ai eu te pergunto: Conseguimos ter empatia para nos colocar no lugar do outro?
Afinal, o que é empatia?
Segundo o site Significados, empatia significa a capacidade psicológica para se colocar no lugar do outro e sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender melhor o comportamento, sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.
O que é ser uma pessoa empática?
Ser empático é saber enxergar a situação vivida pelo outro. É saber ouvir as dificuldades e problemas, e compreender as suas emoções diante do que a pessoa está vivendo.
Ser empático é estabelecer uma conexão mental, é identificar o sentimento alheio através do comportamento verbal e não verbal e saber agir de forma respeitosa e colaborativa diante as diferenças.
Quando desenvolvemos a empatia, passamos a enxergar as infinitas situações da vida sob outras perspectivas!
Substitua as críticas e julgamentos por empatia.
Tenho a percepção de que estamos cada vez mais intolerantes e impacientes diante as diferenças de pensamentos e opiniões!
Mudar nosso minsdset é um desafio diário que necessita ser praticado constantemente, pois, abandonar as criticas e julgamentos em relação ao próximo é uma tarefa árdua que requer uma forte inteligência emocional.
Quando o líder desperta curiosidade para identificar os motivos de determinados comportamentos, cria-se uma profunda conexão de empatia. Isso faz com que surja os questionamentos e as compreensões em relação a forma de pensar e agir dos colaboradores.
A vida é um eterno aprendizado e cada pessoa tem algo a nos ensinar. Proporcionar a tolerância ao erro, eleva nosso aprendizado e crescimento em todas as esferas da vida.
Antes de julgar, se pergunte: Eu quero ser alguém que julga ou que busca entender?
Como ter empatia nas relações profissionais?
Sua empresa abre espaço para que suas ideias e desejos sejam atendidos? Sua empresa promove uma comunicação interna positiva? As lideranças da sua empresa promovem o seu crescimento como pessoa? As respostas para essas perguntas mostram o verdadeiro nível de empatia e colaboração no ambiente de trabalho.
Quando a empresa investe verdadeiramente em gestão de pessoas, comunicação e feedbacks, comprova que os colaboradores são o centro das ações. Empresas são feitas por pessoas! Reconhecer as habilidades e dar prioridade ao nível de satisfação, acolhimento e pertencimento é primordial para que o clima organizacional e os resultados sejam mais positivo, exponencial e empático.
Sabemos que um pequeno percentual da população sofre de problemas psicológicos, por esse motivo os líderes e as empresas como um todo, necessitam dar muita atenção a vida dos colaboradores. Saber compreender as dificuldades e fornecer o devido apoio aos colaboradores através de programas e ações, passou a ser uma obrigação dentro de qualquer empresa. Demonstrar preocupação com a vida externa dos colaboradores é tão importante quanto a vida interna de trabalho, os problemas externos tem total influência na produtividade, estado de humor e interação. Quando a empatia é disseminada no ambiente de trabalho, os frutos colhidos são: motivação, inspiração e valorização.
Há diversas ferramentas de gestão que proporciona a empatia entre pessoas, atualmente uma ferramenta que ta sendo bastante utilizada é o Design Thinking, que combina empatia, criatividade e racionalidade.
No ambiente de trabalho, a empatia é uma importante competência comportamental para criar laços de afinidade, colaboração e confiança entre as pessoas. Portanto, trate os outros como você gostaria de ser tratado!
Você tem colocado em prática sua empatia? Se sim, compartilhe de que forma nos comentários!
Abraços!
Auxiliar Administrativa (Agente de Atendimento ao cliente)
5 aCompetência quase rara hoje nas empresas. Bem pouco praticada por gestores e líderes em algumas empresas. Nesse mundo competitivo, onde um passa por cima do outro para chegar onde quer é difícil se ver alguém empático. E muito das vezes ser empático torna você uma pessoa estranha, carola, metida, etc.. É ter empatia é ser diferente!!
Profissional de Gestão de Recursos Humanos
5 aÓtimo texto! Todos deveriam ler.👏
Farmacêutico hospitalar esp. em oncologia (Empreendedor em Mini Farmácia) e em grupo Inove Invente!
5 aEmpatia é tudo, principalmente em ambientes onde possuímos não apenas os colegas colaboradores mas também em situações onde atuamos com público diversificado,aí sim a empatia se torna essencial pois, necessitamos ter senso redobrado e entender o outro em sua plenitude , nunca julgar,pessoas possuem experiências e personalidades distintas, devemos interpretar os desejos e anseios do cliente, e criar um ambiente favorável para o bem estar de todos, devemos ser resolutivos!
Gregory Rocha Falavignamuito Luciene de Queiroz muitooo obrigada por compartilhar ,esse texto maravilhoso, com todos nós.