A importância da Gestão de Recursos Humanos
A importância de valorizar e investir cada vez mais no profissional é o ponto principal para o bom desempenho de qualquer empresa. Com um programa bem estruturado de RH as pequenas e médias empresas sim podem chegar ao sucesso.
Uma pesquisa feita pela ABC&Z Publicidade Limitada mostra que 97% das pequenas e médias empresas não adotam programa de RH, o que resulta no fechamento de muitas delas. A falta dessa consciência por parte dos empresários e diretores é fator determinante do baixo investimento em programa de RH.
A busca pelo resultado financeiro rápido, de curto prazo, e a falta de visão estratégica de longo prazo desviam o foco, e às vezes, até a missão da empresa. O fato é que muitos empresários e diretores pensam que se a empresa existe, tem uma espaço físico e funcionários para exercer as atividades, o restante não necessita de atenção, esquecendo de priorizar o mais importante que são as pessoas que existem e a própria empresa.
Sabemos que não se pode tratar o RH apenas como um departamento de pessoal, porque a área de recursos humanos é a empresa estrategicamente, que atua para garantir a eficiência dos processos, garantindo o sucesso dos resultados da empresa. Incluindo aqui a identificação de oportunidades de formação e de melhoria, clima organizacional, melhorar benefícios, retenção de talentos entre outros.
A busca por profissionais qualificados está cada vez mais difícil de se encontrar e formar uma equipe nota 10 requer muito engajamento, e se a empresa não tem um RH estruturado e uma visão de crescimento, permanecendo no comodismo e não tem a intenção de mudar para o melhor, acaba perdendo esses profissionais, perdendo para outras empresas, deixando muitas vezes de dar oportunidade e atenção as idéias de melhoria que os próprios colaboradores se dispõe a apresentar e a se comprometer em ajudar na busca desse crescimento. E, com tudo isso, ainda assim não conseguem visualizar que uma empresa não consiste em apenas existir, consiste em construir mecanismos para a formação e a qualificação do profissional.
Com a implantação de uma gestão de pessoas bem feito dentro da empresa, você pode melhorar a produtividade, desde que essa área ajude o empresário a agir com firmeza e focado em questões de grande importância, motivando os funcionários e melhorar o clima de trabalho dentro da empresa. Sabemos o quanto o mercado é exigente, se você não agir, poderá ficar pior.
"Buscar algo melhor em nossa vida pessoal ou profissional, nos dias atuais, não é o suficiente. Não basta querer vencer, as pessoas têm que se preparar para vencer." (Cesar Romão)
Então? Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje. Comece já o seu planejamento!
Gerente de Gente e Tecnologia na Grupo Scalco
9 aEssa é, de fato, a realidade nas pequenas e médias empresas, por isso tenho me empenhado em estimular empreendedores a olharem para seus negócios de forma estratégica!!! Muito legal Daiane Cardozo!!! A expectativa é de que artigos como este, desperte a atenção para os fatores importantes do negócio.