A importância da Gestão Financeira para a saúde da sua Empresa
Dinheiro em caixa, não significa lucro sustentável!
Já dizia Peter Drucker, o pai da administração moderna: “Nem a quantidade produzida, nem o lucro são, por si só, uma medida adequada do desempenho da gerência e do empreendimento”.
Nesse sentido, a gestão financeira é a forma mais eficaz de controlar o fluxo de dinheiro no caixa da empresa e a gestão do capital diz respeito à decisões de investimento e financiamento.
Se entende por gestão financeira, o conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem, desde o planejamento, passando pela análise e o controle das atividades financeiras da empresa, em suma, é fazer o rodar o PDCA dentro da gestão financeira.
Você consegue analisar a saúde financeira de sua empresa com as informações que você tem disponível?
Você consegue projetar a saúde financeira da sua empresa a curto, médio e longo prazo?
O autor dos livros sobre o Sherlock Homes, certa vez disse: “Um erro capital é desenvolver a teoria antes de se ter os dados”. Trazendo para a gestão financeira, nada mais é do que tomar decisão sem ter fatos e dados a serem analisados.
Por tanto, registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento que aperfeiçoará os resultados.
Uma boa gestão financeira:
# Prevê a melhor margem de lucratividade;
# Prevê o equilíbrio dos gastos;
# Avalia o contas a receber;
# Avalia o contas a pagar.
Em assim sendo, havendo um controle financeiro eficaz, tem-se a avaliação de como o capital performou no passado e o que está acontecendo no momento atual, possibilitando a análise de possíveis falhas que ocorreram, gastos desnecessários e vislumbrando alternativas de lucro a partir de uma melhor decisão sobre as aplicações.
O planejamento estratégico necessita de dados financeiros que apontem o norte para o qual a organização deve caminhar. No livro Princípios da Administração Financeira, Lawrence J. Gitman versa sobre a avaliação financeira ao afirmar: “A análise por meio de índices financeiros é usada para comparar o desempenho e a situação de uma empresa com outras empresas, ou consigo mesma ao longo do tempo”.
De posse das informações financeiras da organização, a alta gerência poderá descobrir, por exemplo, se a compra de matérias que estão parados no estoque está prejudicando o capital de giro, além de ser um guia em relação a fatores primordiais do planejamento, como empréstimos, fluxo de caixa, investimentos e na implantação de metas para as diversas áreas da companhia.
Daí termos que o objetivo principal da gestão financeira da organização, sempre passará por melhorar os resultados apresentados pela companhia e aumentar o patrimônio por meio do lucro líquido.
E é dentro dessas premissas que nós, da Consultoria CG, temos reestruturado setores financeiros, gerando e analisando as informações financeiras para uma melhor tomada de decisão por partes dos acionistas das organizações.