A importância da saúde emocional, mental e da qualidade de vida dentro das organizações.
Daniel Garbin profissional, com mais de 22 anos, em empresas nacionais e multinacionais, junto a gerência, alta direção e times com promoção de estratégias de contribuição, implementação de projetos.

A importância da saúde emocional, mental e da qualidade de vida dentro das organizações.

Em uma reunião recente com um de meus clientes, tive a oportunidade de realizar um exercício de reflexão junto aos líderes que ali estavam. Perguntei sobre a importância da saúde emocional, mental e da qualidade de vida dentro das organizações em suas visões.

Esse assunto é atual e recorrente dentro das empresas, então me propus a diagnosticar o seu núcleo na visão dos gestores, mesmo depois de aplicação de pesquisas, treinamentos e tantas outras ferramentas que nos ajudam como base de atuação. Sabemos que a corporação tem como um de seus objetivos a função social e que hoje isto também se traduz em um meio ambiente favorável, prazeroso e atento às expectativas dos colaboradores como um todo. Além disso, pode ter a capacidade transformadora de atuar em demandas que fazem parte da vida do colaborador.

Lancei, então, a simples pergunta: O que é qualidade de vida no trabalho para você? Os gestores em suas respostas trouxeram as seguintes afirmações: “qualidade de vida é reconhecimento pela minha entrega” disse um deles, enquanto o outro definiu que “qualidade de vida é sentir que a empresa se importa contigo”.

Percebam que as respostas, embora singelas, indicam que pertencimento e reconhecimento são palavras fortes neste meio organizacional e que ajudam e muito na maximização da qualidade de vida, índice de felicidade e melhoria da saúde mental. 

Qualidade de vida é também saúde emocional, além do equilíbrio de uma série de perspectivas que unem a motivação pessoal com entregas e atributos pessoais que cada um de nós temos. 

Afinal de contas, queremos estar dentro de um ambiente que nos traga reconhecimento, pertencimento, educação, comunicação, empatia e tantas outras expectativas. 

Para a organização, neste momento o grande desafio está entre produzir, entregar e atingir as expectativas dos colaboradores, sociedade e stakeholders. 

Nestes mais de 25 anos de estrada atuando em campo, percebo que um olhar mais aprofundado nas questões particulares influencia a empresa como um todo, tanto na liderança focada na necessidade do indivíduo quanto na mobilização dos times.

A grande questão da saúde emocional está em projetar novas formas de administrar a necessidade de grupos, times e lideranças para que o meio ambiente seja prazeroso e atenda às necessidades em todos os níveis.

Sorrisos e sucesso! 

Daniel Garbin

Mentor de Pessoas e Empresas com mais de 25 anos de experiência.

1 a

Um privilégio ler artigos com tanta relevância para a qualidade de vida nas organizações. 👏👏👏 #qualidadedevida #qualidadedevidanotrabalho #saudemental #equilibrioemocional #linkedinbrasil

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Soluções Corporativas Senac

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos