A importância de Conceitos para a capacitação profissional.

A importância de Conceitos para a capacitação profissional.

Atuo como profissional de informática a 3 décadas, como instrutor a 2 e como professor tambem a quase 2 décadas, o que posso concluir do momento atual é que as novas gerações (especial os milenials) vivem o boom do acesso fácil e rápido a qualquer conteúdo e não se preocupam em entender que para ser , é preciso aprender e aprender fazendo em muitos casos leva a profissionais orientados a repetição, porem muitos julgam que pelo fácil acesso a informação e materiais online, podem resolver qualquer coisa "by example".  Gosto de ilustrar a vida profissional com exemplos da vida, e faço algumas perguntas aos meus alunos durante as aulas sejam em treinamento ou na faculdade.

Você faria uma cirurgia com um médico que acabou de aprender a operar vendo o YouTube?

Você compraria um apartamento de uma empresa que colocou estagiários para fazerem e assinarem todo o projeto?

Você contrataria um advogado que acabou de aprender como fazer uma audiência ?

Obvio que as respostas são invariavelmente não, daí eu pergunto, o que eles precisam para serem profissionais capacitados? Ver o Youtube ou aprender conceitos (que inclusive podem ser vistos no próprio Youtube). Aprender rápido e sair fazendo parece ser a máxima de muitos profissionais de TI, especialmente em cursos de tecnologia (2 a 3 anos). Devemos para pensar o tratar de cuidar  para que essa geração não se perca quando chegar aos 40, 50 ou mais. A formação das próximas gerações pode ser bastante prejudicada se não voltarmos a repensar a forma como estamos formando os profissionais (especialmente os de TI).

Atuo no segmento de EAD, oferecendo treinamentos técnicos e a pergunta fatal que recebo é "o treinamento não tem vídeo?" , a resposta que dou é simples, o foco de formação é material de qualidade, exercícios e alguns vídeos que ajudam a "complementar" a formação. Muitos desistem por considerarem material algo "teórico", quando muitas vezes temos centenas de exemplos onde se pode pode consultar e fazer atividades a qualquer momento, mas ainda o vídeo é a solução mágica, que parece que somente com ele é que se realmente aprende. A questão é prática, conceitos muitas vezes não cabem por completo em aulas em vídeo e o correto seria o vídeo ser um a mais e não a solução de todos os problemas.  Não sou contra a educação utilizando tecnologias com vídeo, audiobooks entre outras, pelo contrário, creio ser fantástico, mas não se esquecendo que são facilitadores e não formadores. Muitos treinamentos a distância simplesmente ignoram qualquer formação de material escrito e usa apenas material audio visual, e vejo cada vez mais profissionais semi-qualificados querendo se postar como altamente qualificados mas que tem enormes dificuldades em entender bases conceituais. Creio que isso seja uma questão histórica e cultural deste pais onde se valoriza em excesso quem tem o dom e trata como coitado aquele que rala para aprender, como se fosse um sofredor coitado que precisa padecer. Estudo não é algo que deva ser encarado como sofrimento e sim como objetivo, e profissionais estabelecidos em muitos casos chegaram lá por muito esforço e tempo gasto em aprender "conceitos" que servem para o exercício profissional e tambem para a vida de forma geral. 

Me perguntam alunos sobre como é ser um administrador de banco de dados e eu calmamente explico que primeiro, para ser um, é preciso antes apenas de querer, é importante estar preparado para, e nesse sentido uma das premissas é não ter pressa e para isso cito o clássico exemplo que 9 mulheres não podem ter 1 filho em 1 mês, tudo tem um processo e este precisa ser seguido e a formação teórica é fundamental antes de sentar na frente de um computador para exercer o papel de um. Lógico que essa abordagem vale para qualquer carreira, tecnica ou administrativa ou gerencial. Claro que a área tecnica tende a sentir mais esse processo, porem se aplica a ampla maioria das carreiras.

Antes de querer voar, aprenda como, simule, pratique e ai sim ganhe altura e vá pelo mundo.

 

 

 

 

Patrícia Gouvêa

Account Management Specialist

8 a

Excelente seu artigo Marcio, essa sua preocupação é fruto de uma geração onde parece que o Youtube 'virou' o professor e conhecedor de tudo. Não há critério, qualquer um posta o que quiser, seja fundamentado ou não, e os que os assistem, seguem e compartilham como uma verdade (muitas vezes não são). É a geração "virtual coach", que acaba também por criar pessoas sem o hábito da leitura, levando à essa gramática horrível que encontramos por aí. Youtube e seus vídeos 'educativos' são o que essa geração parece buscar: o caminho rápido do conhecimento. O que eles não sabem ainda é que alí somente encontrarão o 'esboço' do que necessitam para a vida pessoal e/ou profissional.

Rodolpho Freitas, KMP-I

Enterprise Agile Coach | Scrum Master | Agente de Transformação | Value Stream Manager

8 a

Fantástico

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcio Guimaraes

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos