É tempo de reaprender a aprender

É tempo de reaprender a aprender

Não é de hoje que os profissionais da Educação Corporativa falam sobre o Ensino à Distância (EAD) e o protagonismo necessário para o nosso desenvolvimento pessoal. E qualquer um que observe com atenção características das pessoas que se destacam em qualquer profissão, pode notar provavelmente, esforço, tempo trabalhado e tempo investido em aquisição de conhecimento.

Tá, mas o que isso tem a ver com o título do texto?

Imagem do Obama com expressão de dúvida

Essa introdução era só para que você se questionasse, antes de continuar a ler o artigo, sobre qual tipo de profissional você tem sido ou quer ser? É simples. Se você não quer ser o "destaque", então tudo bem. Podemos seguir a vida normalmente depois que toda essa crise COVID-19 passar. Mas se você tem outros planos, eu queria te falar um pouco sobre outras formas de aprender e se aperfeiçoar para não ser um profissional comum.

A questão principal aqui é que precisamos (urgentemente) reaprender a aprender. O que eu quero dizer aqui é: enquanto não mudarmos o nosso modelo mental onde definimos que o melhor e mais eficiente (ou até mesmo o único) formato de adquirir conhecimento é através do ensino formal, estaremos limitados à disponibilidade de recursos para nos desenvolvermos.

imagem mulher raciocinando

É isso mesmo. Embora pareça que o EAD uma coisa muito recente, na verdade, em 1920 já existiam cursos no Brasil transmitidos por ondas de rádio. E quem não se lembra do Telecurso 2000 que trazia para a televisão desde 1978 até 2014 conteúdos do ensino fundamental e médio? Pois é. A realidade é que muitas vezes nós temos um olhar "preconceituoso" com as outras formas de aprender que não sejam a sala de aula com um professor.

O que eu sempre digo é: se você se concentrasse de verdade durante duas horas diárias para estudar alguma coisa, só com pesquisas na internet, muito provavelmente você aprenderia tanto quanto aprende numa sala de aula. E este não é um artigo para invalidar o ensino presencial, mas sim te alertar sobre o conhecimento facilitado que está disponível e que provavelmente você não estava aproveitando até esse vírus chegar. Como eu disse lá no começo do texto, existem muitas pessoas que já perceberam isso e estas estão sendo destaque positivo em alguma empresa por ai.

Nos meus sete anos de experiência com Educação Corporativa, quando falo numa empresa sobre a possibilidade de um conteúdo à distância, as pessoas automaticamente associam o "online" com plataforma digital, consultoria para criação de e-learning e alto custo investido. Quando na verdade, muitas vezes, a gente poderia simplificar e aproveitar livros e artigos disponíveis na internet. Essa é a graça da internet, não é?! Tudo o que você procurar tem no Google!

Já quando a conversa é entre amigos, a possibilidade de se desenvolver sem precisar sair de casa e depender de ninguém, é geralmente associada à falta de disciplina e tempo. Nem vou falar sobre o acesso financeiro porque todo mundo já sabe que curso online é geralmente bem mais acessível do que um presencial. Mas o ponto onde quero chegar, novamente, é:

No pain no gain

Estar presencialmente numa sala de aula também pede disciplina, tempo, dinheiro e atenção. A grande diferença, na minha visão, é que lá na escola nós aprendemos a ser dependentes de uma pessoa (no caso o professor) nos lembrando e alertando o tempo inteiro que precisamos prestar atenção ou nos dizendo qual parte do conteúdo é mais importante, afinal, mesmo depois de adultos, nós também perdemos o foco em muitos momentos, certo? Lembra da parte em que falei sobre o modelo mental que o ensino formal nos gerou? Pois é. Esse é o momento de repensar sobre o seu autodesenvolvimento.

Você é do time que espera a empresa te dar ou sugerir um curso ou você sabe onde quer chegar e está se aperfeiçoando para atingir seus objetivos? Você não está há anos sem aprender uma coisa nova só porque uma empresa não te deu uma bolsa de estudos, afinal, você vive na era digital onde qualquer informação está literalmente na sua mão.

Estar fora da sala de aula, estudando sozinho, te ensina a receber informações de várias fontes diferentes e formar a sua própria opinião e conexões sobre um tema. Você não precisa de uma pessoa que te diga uma verdade absoluta e sim de várias pessoas que te mostrem pontos divergentes para que sua mente crie o ponto convergente.

É hora de reaprender a aprender.

Nessa quarentena faça cursos online gratuitos. Assista palestras e vídeos no Youtube sobre temas que te interessam. Sente-se por uma hora com um livro e um caderno e anote os pontos importantes. Faça suas próprias conexões. Volte a trabalhar como um profissional diferenciado!


Danielle Herculano Linhares

DH | DHO | DO | RH | Treinamento | Educação | LMS | Logística de treinamento

4 a

Perfeito! É isso! Bora correr atrás dos conhecimentos necessários para realizar nossos sonhos profissionais!

Clara Cecchini

Escritora | Palestrante | Consultora | Inovação e Design para Aprendizagem Organizacional | Escrita e Inteligência Artificial | Arte e Desenvolvimento Humano | Fundadora #clubedaescritacc

4 a

Muito bacana. ;)

Bruno Meira

Designer gráfico & letrista

4 a

Mandou muito, baita artigo! Eu tô até perdido entre tanto conteúdo bom online! haha

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Leticia Barbi

  • O dia em que discordei do Stephen Hawking!

    O dia em que discordei do Stephen Hawking!

    Há 15 anos atrás, eu que adorava as aulas de português, sempre que tinha a oportunidade de escrever uma redação com…

    5 comentários
  • A curiosidade é faísca para o aprendizado

    A curiosidade é faísca para o aprendizado

    Criatividade e aprendizagem são dois assuntos que adoro e sempre falo, tanto no LinkedIn quanto no dia a dia. Hoje não…

  • Coisas que aprendi estudando psicanálise sem trabalhar na área

    Coisas que aprendi estudando psicanálise sem trabalhar na área

    Em 2019 comecei a conviver com psicólogos e profissionais de recrutamento e seleção. Foi quando percebi que seria muito…

    3 comentários
  • De onde vêm as boas ideias?

    De onde vêm as boas ideias?

    O título desse artigo é também o título de um vídeo que eu recomendo para todo mundo que fala comigo sobre criatividade…

    5 comentários
  • 4 dicas para ser mais mais criativo

    4 dicas para ser mais mais criativo

    Não é novidade que cada dia que passa precisamos ser mais criativos independente da nossa área de atuação. Também já…

    1 comentário
  • Você já utilizou os Modelos Online do Excel?

    Você já utilizou os Modelos Online do Excel?

    Se você utiliza o Excel 2016 já deve ter notado que toda vez que a ferramenta abre aparece uma barra de pesquisa. Mas o…

    4 comentários
  • 3 Dicas de Outlook que vão te ajudar no dia a dia

    3 Dicas de Outlook que vão te ajudar no dia a dia

    O Microsoft Outlook é uma das principais e mais usadas ferramentas no dia a dia dos escritórios para receber e enviar…

    9 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos