A importância de conhecer a cultura local

A importância de conhecer a cultura local

A falta de conhecimento da cultura local pode levar a que uma acção seja mal interpretada e até que a mensagem diga aos seus interlocutores exactamente o oposto do pretendido.
Há alguns aspectos que as empresas devem respeitar quando comunicam para o mundo, é saber quem está do outro lado.

A Samsung, uma grande empresa do ramo empresarial, tem-se deparado com uma séria crise devido ao impacto negativo dos problemas com o seu recente smartphone Galaxy Note 7.
A verdadeira crise não são as vendas, já que só foram vendidos 2,5 milhões destes dispositivos, mas a forma errada e irresponsável com que foram tratados os clientes.

Para além da fraca importância que a Samsung deu aos acontecimentos e relatórios de dispositivos que explodiram, também a comunicação dos procedimentos que deviam ser executados pelos clientes na devolução dos mesmos foi pobre e feita sem usar as redes sociais, onde normalmente são feitas outras comunicações de publicidade.

Depois do presidente da Samsung Tim Baxter, ter vindo a publico pedir desculpa pelo fiasco, e afirmar que o problema das baterias do Note 7 estava resolvido, continuaram a acontecer explosões de dispositivos e a confiança dos clientes veio por água abaixo.

Não tendo conseguido resolver o problema, trataram então de fazer o recall de todas as unidades e parar a produção do Note 7. 

No entanto têm tentado com pequenas campanhas, ganhar de volta essa confiança perdida, mas o erro tem sido ainda maior. E porquê?

Esta semana a Samsung, sem conhecimento antecipado dos média, num evento realizado na China, colocou todo o staff da direcção bem como vários distribuidores locais, ajoelhados perante a plateia, pedindo desculpa pelos acontecimentos.

Esta comunicação que seria bem recebida pela cultura coreana ou até japonesa, foi muito mal recebida pelos chineses que consideraram este acto como uma ofensa e ficaram muito chateados.

Tudo isto porque os responsáveis da Samsung descuraram o facto do povo chinês considerar que ajoelhar-se é uma pratica da sociedade feudal e só deve ser usada em circunstâncias muito especiais.

Num comentário feito por um jornalista do site weibo:  “They claim to be a global company, but the management doesn’t know about the importance cultural differences?”

Como consequência deste processo, a Samsung teve um dos piores resultados no terceiro trimestre nas vendas de dispositivos móveis, e ainda a sua posição no mercado chinês desceu consideravelmente.

Fonte: Qz.com

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Jorge Coelho

  • O estranho mundo capitalista da desigualdade

    O estranho mundo capitalista da desigualdade

    Jeff Bezos ascendeu a um valor 211 biliões de dólares no ano de 2021. Um pensamento direto e óbvio, é pensar…se…

  • A 4ª Revolução Industrial

    A 4ª Revolução Industrial

    Há quem acredite que vivemos no que se pode chamar de uma quarta revolução. O conceito foi usado pela primeira vez em…

  • A bad use case of Scrum

    A bad use case of Scrum

    Hoje em dia, as empresas procurar organizar-se e seguir a tendência do mercado que quer cada vez mais implementar…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos